A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) recomendou às instituições que adotem horários diferentes de atendimento ao público no feriado de Natal.
A decisão foi tomada ao serem considerados “os resultados positivos obtidos em anos anteriores – tanto nos horários de expediente ao público, como nos procedimentos e cronograma do Serviço de Compensação de Cheques”.
Segundo a Febraban, foi recomendado aos bancos a fixação de cartazes nas agências, informando sobre o horário especial de atendimento ao público no dia 24 de dezembro.
Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2010, não haverá atendimento ao público. As agências funcionarão normalmente no dia 4 de janeiro.
A Febraban informa ainda que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura vencerem no dia 25 de dezembro, poderão ser pagos no dia 28, sem multa.
Da mesma forma, aqueles com vencimento nos dias 31 de dezembro e e 1º de janeiro poderão ser quitados no dia 4 de janeiro. A instituição lembra que os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).
Caso tenham interesse, os clientes podem agendar nos bancos o pagamento das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos postos de auto-atendimento e correspondentes não bancários, como Correios, lotéricas e outros estabelecimentos comerciais.
Confira as cidades que fazem parte das regiões metropolitanas:
São Paulo – SP: Barueri, Carapicuíba, Diadema, Embu, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Santana do Parnaíba, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.
Rio de Janeiro – RJ: Duque de Caxias, Niterói, Nova Iguaçu e São Gonçalo.
Brasília – DF: Águas Claras, Brazlândia, Ceilândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirantes, Paranoá, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho e Taguatinga.
Porto Alegre – RS: Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Gravataí e Guaíba.
Salvador – BA: Candeias, Camaçari, Dias D’Ávila, Itaparica (Ilha), Lauro de Freitas, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Vera Cruz.
Fortaleza – CE: Aquiraz, Caucaia, Chorozinho, Euzébio, Guaiuba, Horizonte, Itaitinga, Maracanau, Maranguape, Pacajus, Pacatuba e São Gonçalo do Amarante.
Belo Horizonte – MG: Betim, Nova Lima, Contagem, Sabará e Vespasiano. Belém- PA: Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara do Pará. Cuiabá – MT: Várzea Grande
Goiânia- GO: Aparecida de Goiânia. Recife – PE: Abreu e Lima, Camaragibe, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista.
Curitiba – PR: Araucária, Pinhais e São José dos Pinhais