×

Meio Ambiente

Banco Mundial quer desenvolver modelo climatológico para prevê seca

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) recebeu nesta quarta-feira (09) a visita de um representante do Banco Mundial, que está realizando um levantamento de informações sobre os órgãos responsáveis pela previsão climática em regiões atingidas pela seca no Nordeste. A instituição pretende desenvolver um modelo climatológico para auxiliar na previsão dos períodos de seca.

A Sala de Monitoramento Hidrometeorológico da Semarh realiza, além do monitoramento dos níveis dos rios das bacias Mundaú e Paraíba, as previsões climáticas, por meio das quais medidas preventivas podem ser tomadas. O Banco Mundial pretende reunir boa parte das informações já existentes para o desenvolvimento dessa ferramenta que, segundo o meteorologista Vinícius Pinho, será de extrema importância.

De acordo com ele, a Sala de Alerta, inicialmente montada em parceria com a Agência Nacional das Águas (ANA), tinha como foco a prevenção de enchentes, porém está se adequando para o monitoramento de situações climáticas críticas. A Semarh está firmando parcerias com outras instituições, como a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).