×

Alagoas

Banco Mundial finaliza missão em Alagoas com perspectivas positivas

Governo do Estado inicia conversações com Banco Mundial para nova operação de crédito

Após dois dias de trabalho junto ao Governo do Estado, representantes do Banco Mundial (Bird) encerraram a missão técnica em Alagoas nesta sexta-feira (25), durante reunião encabeçada pelo secretário do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, no Palácio República dos Palmares. O objetivo da visita foi iniciar conversações com o Governo no sentido de realizar uma nova operação de crédito para investimentos na área social.

Os recursos do empréstimo deverão ser aplicados em projetos que causem um impacto positivo nos indicadores sociais do Estado. Durante a missão, foram identificadas algumas linhas estratégicas e prioritárias que podem ser apoiadas pela próxima operação de crédito, a exemplo da redução da exclusão da população vulnerável a serviços de assistência social, saúde e educação, bem como a geração de oportunidades por meio da inclusão produtiva, do microcrédito e do acesso de mulheres e jovens ao mercado de trabalho.

“Esses recursos vão financiar investimentos que estão atrelados às diretrizes do planejamento estratégico do Estado e aos seus projetos prioritários. São ações diretas e específicas a fim de erradicarmos a pobreza extrema em Alagoas até o ano de 2014, que é a meta traçada pelo governador Teotonio Vilela”, explicou o secretário Luiz Otavio Gomes, ressaltando que as reuniões com a equipe do Bird vêm ao encontro do desafio do Governo.

Nos próximos meses, o Banco Mundial enviará dois especialistas a Alagoas para trabalhar com as secretarias de Estado na elaboração dos projetos. Em junho, os representantes do Bird voltam a Alagoas para continuar a articulação da operação de crédito. De acordo com o coordenador de Operações em Desenvolvimento Humano do Bird, Michele Gragnolati, o objetivo da instituição “é apoiar o Governo nesse esforço para reduzir a pobreza. Esperamos obter tanto sucesso quanto na primeira operação, pois temos condições de preparar projetos que tenham resultados rápidos”.

A operação com o Banco Mundial seria a segunda do Governo Teotonio Vilela Filho. A primeira, cujos projetos seguem em execução até o final deste ano, foi fechada em 2009 – na primeira gestão do governador – e destinou-se à modernização da gestão pública e à execução de aproximadamente 20 projetos prioritários nas áreas de educação, infraestrutura, segurança e planejamento, entre outras.

“Essa futura operação de crédito também dará continuidade aos projetos que visam a melhoria da gestão pública. Os representantes do Banco Mundial deixaram claro que a instituição tem preocupação em dar prosseguimento a esse trabalho”, frisou o secretário-adjunto do Planejamento e do Orçamento, Antonio Carlos Quintiliano. A especialista de Gestão Pública do Bird, Tarsila Velloso, veio a Alagoas também para avaliar o andamento das ações financiadas pela operação anterior.

Setoriais – Nesta quinta e sexta-feira a equipe do Banco Mundial esteve reunida com secretários, adjuntos e técnicos das secretarias da Fazenda, Saúde, Assistência Social, Agricultura, Educação, Defesa Social, Trabalho e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico para estudar as possibilidades de aplicação do crédito.

“Já temos uma lista de possíveis soluções para problemas que o Estado enfrenta. Estamos muito entusiasmados com as possibilidades que encontramos nesses dois dias de trabalho”, declarou o responsável pelo Setor de Proteção Social do Bird para a América Latina e o Caribe, Ian Walker, designado como gerente do projeto em Alagoas.

O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Herbert Motta, declarou que os secretários ansiavam por esse momento, mas compreendiam que os trabalhos de modernização da gestão viabilizados pela operação anterior foram fundamentais, pois “o ajuste fiscal e a melhoria da gestão pública foram essenciais para que, agora, possamos partir para a área social”. Também estiveram presentes no encerramento da missão secretários, adjuntos e representantes das pastas da Educação, Assistência Social, Trabalho, Gestão Pública, Fazenda, Agricultura, Defesa Social e Mulher, Cidadania e Direitos Humanos.