O fortalecimento institucional, administração pública e monitoramento de ações foram os assuntos tratados, nesta quinta-feira (19), nas reuniões entre o Banco Mundial (Bird) e as áreas de Gestão Pública, Ciência e Tecnologia e Planejamento do Governo de Alagoas.
As reuniões fazem parte da missão do Bird em Alagoas, que tem o objetivo de definir as ações do projetos estruturantes do programa Alagoas Tem Pressa que devem ser financiadas pelo Banco. As reuniões acontecem até o próximo dia 25 na sede da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), em Jaraguá.
No terceiro dia de discussão e alinhamento de ações entre as setoriais, o foco das propostas apresentadas à comitiva do Bird remetem à valorização do servidor público, modernização da gestão pública estadual, melhoria do sistema disponibilizado pelo Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) e a importância do planejamento estratégico de todas as ações do Governo de forma integrada para a otimização de recursos.
O objetivo maior da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e do Itec é a estruturação da tecnologia da informação e comunicação do Governo, de maneira a fornecer um serviço de qualidade à sociedade via internet.
“Queremos ampliar a diversidade de serviços visando à diminuição da burocracia e de filas, para que o cidadão possa resolver seus problemas pela internet. Para isso, é primordial o aperfeiçoamento da conectividade”, explicou o diretor-presidente do Itec, Luiz Eugênio Barroco.
As propostas que fazem parte do Projeto de Redução da Pobreza e Inclusão Produtiva (Prepi) apresentadas pela Secretaria de Estado da Gestão Pública (Segesp) foram a normatização, automatização, regularização e controle da gestão patrimonial, reformas e implantações das Centrais de Atendimento JÁ e criação das JÁ Móvel, reestruturação da Escola de Governo e da perícia médica, aumento da Receita Estadual e otimização das despesas governamentais.
“As capacitações são essenciais para a melhoria da gestão. É importante que a Escola de Governo receba devida atenção como parceira nos cursos oferecidos aos servidores estaduais. Além de presenciais, é preciso investir na Educação à Distância (EAD) e em concursos públicos que revertam o quadro do número de servidores efetivos no Governo”, destacou o diretor de Modernização da Segesp, Antônio Correia.
A reunião foi encerrada com uma apresentação feita por técnicos da superintendência de Modernização da Gestão da Seplande, que trataram do planejamento financeiro e a modalidade de aplicação dos recursos para o Programa Alagoas Tem Pressa.
