O governador Teotonio Vilela recebeu nesta quarta-feira (10), em Brasília, uma boa notícia para Alagoas do diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Makhtar Diop. O executivo deu sinal verde da instituição para a contratação de um novo empréstimo para financiar ações do Governo até o final desta gestão.
O representante do banco, Makhtar Diop, fez questão de elogiar a atuação do governo de Alagoas e do governador Teotonio Vilela. “A parceria que temos com o Estado de Alagoas é uma parceria de longo prazo e é um prazer saber que o senhor fez o dever de casa, cumpriu as metas sem fazer politicagem. Estou muito satisfeito. Garanto ao senhor governador que entre setembro e outubro irei pessoalmente visitar Alagoas”, assegurou Diop.
A operação financeira proposta pelo governo estadual é no valor de US$ 300 milhões, que deverão ser destinados a ações nas áreas de educação, saúde, segurança publica e infraestrutura. No encontro com o representante do banco, o governador alagoano informou que recebeu do governo federal autorização para dar continuidade às negociações.
“Estou muito confiante que o Banco Mundial vai financiar a operação, pois tenho a certeza absoluta de que venceremos todas as etapas que seguirão até a aprovação do empréstimo”, adiantou o governador.
Teotonio destacou, ao final do encontro, que Alagoas era o único estado da federação que não tinha apoio de projetos financiados pelo Banco Mundial no início de sua gestão, mas que agora já confia no trabalho que vem sendo desenvolvido pelo executivo estadual. Ele explicou ainda a importância dos financiamentos através do banco. “São os recursos mais baratos, com um grande prazo de carência para o início do pagamento e os juros mais baixos”, disse.
Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Maurício Toledo, com o sinal positivo do Banco Mundial, agora devem ser finalizados os programas de ação em cada área onde os recursos deverão ser aplicados.
Os projetos serão analisados posteriormente pelo Ministério do Planejamento e por técnicos do Banco Mundial, para depois serem firmados os contratos e feita a liberação dos recursos. Neste tipo de operação, a liberação do dinheiro acontece de forma parcelada, sendo cada parcela enviada ao estado, depois da conclusão da etapa anterior.
Toledo informou que os programas já estão sendo desenvolvidos na Secretaria do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico e devem ser concluídos em breve, para o encaminhamento à análise do governo federal e do banco. O secretário diz que ainda é cedo para anunciar a data de liberação dos recursos, mas acredita que cumprindo todas as etapas do processo, a primeira parcela do dinheiro pode ser liberada até o fim deste ano.
Missão do Banco Mundial chega no final de agosto
No próximo dia 29 de agosto uma missão do Bird estará aportando em Maceió para dar continuidade ao desenvolvimento dos projetos e fazer uma primeira análise dos planos traçados pelo Governo.