Em decisão acirrada tomada em assembleia geral no início da noite de sexta (11), os bancários de Alagoas de bancos públicos e privados com exercercão do banco do nordeste colocaram fim a greve por ampla maioria. A greve durou 23 dias, considerada uma das maiores dos últimos 20 anos. A assembleia aconteceu no auditório do sindicato e a categoria decidiu que volta ao trabalho na segunda-feira.
O sindicado alega que o poder da mobilização surtiu efeito, já que o índice do reajuste salarial, na primeira proposta oferecida em setembro era de 6,1% (sem aumento real), e subiu para 8%, garantindo 1,9% de aumento real e 8,5% para o piso que representa um ganho real de 2,4%. Outro avanço foi garantido na negociação dos dias parados. Este ano, os bancários conseguiram a compensação de uma hora por dia, com limite no dia 15 do próximo mês de dezembro, com relação ao ano passado foram compensados duas horas por dia.
Na segunda-feira haverá no Sindicato às 17h uma assembleia do banco do Nordeste para que sejam esclarecidos alguns pontos da proposta específica. No BNB greve continua firme e forte.
