O primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da unidade avançada – nomenclatura que substituiu a denominação Pólo – da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Penedo ganhou nota 9,5 da banca examinadora. O projeto de Fabrício Peixoto Vasconcelos (Competências em Turismo de Aventura e Ecoturismo) foi apresentado nesta segunda-feira, 30, diante de uma platéia formada por professores, familiares do formando, colegas de curso de Turismo e também de Engenharia de Pesca, as duas opções disponíveis em Penedo.
Prevista para começar às 11 horas, a defesa do TCC também foi acompanhada pelo portal de notícias Aqui Acomtece. A apresentação começou com quase uma hora de atraso por conta de um problema mecânico no transporte que trazia a professora Rosimeire Lima Secco de Maceió. Ela chegou a ser substituída pelo coordenador do curso de Turismo, professor Sandro Medeiros, na banca de examinadores, mas na unidade da Ufal apenas dez minutos depois de iniciada a explanação do projeto que trata basicamente das normas técnicas que devem ser observadas para a oferta de modalidades relacionadas ao turismo de aventura e ao ecoturismo.
Fabrício Peixoto é ex-aluno de escola pública
Ex-aluno de escola pública e aprovado no Processo Seletivo Seriado (PSS) sem recorrer ao sistema de cotas, Fabrício Peixoto, 23 anos, demonstrou segurança na explanação de seu TCC. A desenvoltura do estudante certamente é reflexo de seu desempenho na carreira acadêmica, currículo no qual constam monitorias, trabalhos de extensão e de pesquisa, inclusive com atividades realizadas fora do ambiente da Ufal. Não fosse a formatura antecipada de cinco alunos do Campus Arapiraca, medida necessária por conta da aprovação em concursos públicos, Fabrício seria o primeiro concluinte entre universitários que iniciaram os cursos abertos pela Ufal, fora da capital alagoana, a partir de 2006.
Durante 40 minutos, ele expôs seu TCC, sendo questionado em seguida pelos examinadores. Erros de pontuação e a necessidade de padronizar citações bibliográficas foram observados, falhas comuns em trabalhos de graduação. Além disso, Fabrício precisará revisar seu projeto e incluir outros tópicos apontados pelos professores que o aprovaram. A conclusão foi bastante comemorada por estudantes, professores e familiares do concluinte que pretende abrir uma agência de turismo de aventura e ecoturismo em Penedo.
De acordo com Alan Cursino, professor orientador de Fabrício Peixoto,apenas seis agências trabalham nesses ramos do Turismo em Alagoas, sendo que apenas duas estão regularizadas na Abeta (Associação Brasileira de Agências de Ecoturismo e Turismo de Aventura), entidade reconhecida como referência no setor. Na região do Baixo São Francisco, apenas a Farol da Foz – sediada em Piaçabuçu – oferta pacotes com turismo de aventura, com de passeio de bugre ou cavalgada pelas dunas do Pontal do Peba, passeios seguidos de um mergulho nas águas doces do Velho Chico ou um banho de mar.