×

Penedo

Balsa encalha por horas no São Francisco em Penedo e mostra triste situação do rio

Ocorrência causou aflição nos passageiros

Uma balsa que faz a travessia do rio São Francisco entre os municípios de Penedo/AL e Neópolis/SE, ficou à deriva após encalhar neste domingo (5). O ocorrido causou aflição nos passageiros que esperaram horas pelo desencalhe da embarcação.

Segundo as informações divulgadas pelos próprios transeuntes no aplicativo WhatsApp, já era fim de tarde quando a balsa, que transportava alguns veículos para Penedo, parou no meio do Velho Chico.

A situação causou medo nos passageiros, que esperaram horas à deriva pelo desencalhe. Só próximo às 21 horas foi que os veículos desembarcaram no Porto das Balsas após a maré encher.

Graças a experiência do tripulante, a posição em que a balsa encalhou não comprometeu a segurança da navegação. Também não foram observados vestígios de poluição hídrica na área.

Há algum tempo, pelo baixo nível das águas, as embarcações mudaram a rota na região para completar a travessia no Rio São Francisco. A seca do Velho Chico, juntamente com a diminuição da vazão do reservatório na hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, para tentar estocar água só aumenta a necessidade da implantação da ponte Penedo/Neópolis.

Nas próximas semanas uma equipe técnica da Codevasf virá a Alagoas para uma reunião com a equipe da Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), para que, a partir daí, seja possível avançar com o projeto. No momento, também são aguardadas as análises do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão responsável pelo licenciamento ambiental, para subsequente contratação e elaboração do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (Rima).