×

Cultura

Ballet de Londrina se apresenta quarta e quinta no Teatro Deodoro

A Companhia Ballet de Londrina traz a Maceió nos próximos dias 17 e 18 os espetáculos Petrouchka e A Sagração da Primavera. O espetáculo será apresentado no Teatro Deodoro às 20h.

A primeira peça, que tem concepção original do russo Igor Stravinsky (1882-1971) e coreografia de Michel Fokine (1880-1942), mostra a enganosa teia da paixão não correspondida, alimentada pelo amor a si próprio. O balé de dois atos foi concentrado nos três principais personagens, o Mouro, a Bailarina e Petrouchka, que em russo significa pierrô. O trio percorre a trajetória humana vulnerável ao amor, a vaidade, o ciúme.

Em A Sagração da Primavera, o coreógrafo Leonardo Ramos trabalha o imortal enredo arrebatado pela música do compositor Igor Stravinsky (1882-1971), apresentando uma releitura contemporânea de uma obra que inaugurou a vanguarda europeia.

Baseada em uma antiga lenda russa, a peça narra a imolação de uma virgem oferecida aos deuses da Primavera em troca da fertilidade da terra.

A Sagração da Primavera dá continuidade à pesquisa do coreógrafo Leonardo Ramos, que desde os espetáculos Decalque (2007), explora a horizontalidade e novos eixos de apoio e equilíbrio dos bailarinos. A característica conquistou o status de linguagem própria da companhia londrinense.

O Ballet de Londrina apresenta uma versão não orquestral da música de Stravinsky, executada por quatro pianos, que assumem o papel de todos os instrumentos. O que se vê no palco é um embate de forças em que a fragilidade da condição humana escreve a sua narrativa ora de grande delicadeza ou de total crueldade.

A companhia de dança contemporânea Ballet de Londrina, criada em 1993 pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), é um dos grupos brasileiros de maior circulação nacional e internacional. Mantém um trabalho ininterrupto, com a montagem de 24 espetáculos apresentados em 15 turnês pelo País e 14 ao exterior.

Mais informações: 3034-0939 e 8825-2808.