×

Alagoas

Balcão Cidadão: Este ano, 600 documentos já foram emitidos no sistema prisional

Este ano, 600 documentos já foram emitidos no sistema prisional

Um projeto inovador, lançado em 2012, pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) tem resgatado a cidadania e garantindo o acesso a documentação civil de reeducandos do sistema prisional alagoano. Intitulado Balcão Cidadão, a central acaba de completar quatro anos de funcionamento, reafirmando, continuamente, o êxito da iniciativa.

Desde o seu lançamento, a setor já emitiu diversos documentos, por meio de parcerias com o Poder Judiciário, Instituto de Identificação e Departamento Penitenciário Nacional. Só este ano já foram emitidos 577 documentos, sendo 182 Registros de Nascimento, 80 Cadastros de Pessoas Físicas (CPF) e 315 Certidões de Nascimento.

Além dos documentos civis, os profissionais que atuam no projeto facilitam o processo de abertura de conta poupança dos custodiados trabalhadores, facilitando o recebimento da remuneração pelos serviços desenvolvidos no sistema prisional. Em 2016, 198 contas bancárias foram abertas para os apenados que trabalham.

A coordenadora do Balcão Cidadão, Gisele Máximo, lembra que a documentação é fundamental para reintegração social. “Com a identificação, o interno pode usufruir de diversos benefícios nos presídios, como: trabalho, educação e tratamento médico. Por isso estamos sempre conscientizando os familiares e custodiados para colaborar conosco”, ressaltou a gestora.

A gerente de Saúde, Larissa Vital, conta que antes do Balcão Cidadão o número de apenados com pendências de documentos era grande. “O projeto representa um verdadeiro trabalho em rede, que reúne instituições públicas para garantir o direito à cidadania. Antes, muitos internos não possuíam documentação, o que impedia o acesso aos benefícios sociais. Hoje a realidade é diferente”.

Assistencialismo

O Núcleo de Assistência Social da Seris atua na área sociojurídica e, além, de fornecer serviços de assistência social, viabiliza o desenvolvimento de ações nas áreas de saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, cidadania e reintegração social. Visa também articular parcerias com instituições públicas e privadas para estabelecer convênios com foco no desenvolvimento das ações do serviço social.

Trabalhos de atendimento e acompanhamento dos custodiados e familiares, solicitação de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), realização de visitas domiciliares e institucionais, atendimento e acompanhamento aos reeducandos trabalhadores e estudantes, avaliação social para inserção em atividade laboral também são desenvolvidos pela Seris.