O ano de 2024 representou muito para Alagoas, com medidas que repercutiram positivamente dentro e fora do sistema prisional. E, em 2025, a expectativa é dar continuidade às ações que contribuem para a segurança pública, fortalecendo a missão da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) junto à sociedade alagoana.
O secretário Diogo Teixeira, titular da Seris, fez uma retrospectiva do ano que está acabando. “Tivemos um 2024 muito importante, com total apoio do governador Paulo Dantas nas ações que levaram mais tecnologia, educação, trabalho e segurança ao sistema prisional. O resultado disso? Mais segurança para toda a população alagoana!”, enfatizou o secretário destacando que foi em 2024 que o Governo Federal referendou Alagoas como destaque nacional no programa de erradicação do analfabetismo dentro das unidades prisionais.
MAIS SEGURANÇA PARA OS ALAGOANOS
Também foi em 2024 que as apreensões de material ilícito cresceram muito, graças ao investimento em novos equipamentos de bodyscan, assim como foi implantado o sistema de agendamento online de visitas no Complexo Prisional.
“A iniciativa do sistema de agendamento auxilia no trabalho dos policiais penais e garante mais segurança dentro e fora dos presídios. Este ano ainda tivemos um momento muito importante junto às forças de segurança, com a viabilização do Acordo de Cooperação Técnica no combate à criminalidade em Alagoas”, reforça o secretário executivo de Gestão Penitenciária, o policial penal Carlos Voss.
Em 2024, o Governo de Alagoas e a Seris proporcionaram a entrega do Estande de Tiro Policial Flávio Leandro Rodrigues, que beneficia policiais penais e integrantes de outras forças policiais de Alagoas, além da Base de Inteligência da Polícia Penal.
EDUCAÇÃO, ARTE E RESSOCIALIZAÇÃO
Uma parceria entre a Seris, a Academia Alagoana de Letras e o Tribunal de Justiça resultou no Café Literário, iniciativa que inspirou outras instituições como o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Na educação, pelo terceiro ano consecutivo, Alagoas conseguiu registrar um aumento do número de inscritos no Encceja/PPL, um salto de quase 50%, subindo de 1.057 para 1.572. E no caso do Enem PPL, a Seris proporcionou a aplicação de provas a mais de 400 custodiados.
Ainda em 2024, a Seris lançou o seu próprio sistema de Ouvidoria, proporcionando aos servidores e à população em geral um novo canal para fazer denúncias, elogios e sugestões sobre o trabalho desenvolvido pela instituição.
“Graças ao apoio do governo de Alagoas e parceiros, mudamos a realidade dos reeducandos. Um exemplo disso, aconteceu no Presídio do Agreste (Girau do Ponciano), onde houve a conclusão de cursos profissionalizantes e superior por parte dos custodiados”, lembra e comemora a secretária executiva de Políticas de Ressocialização, a psicóloga Cláudia Simões.
SERIS RECEBE RECONHECIMENTO
Em Brasília, Alagoas recebeu o Selo Nacional de Responsabilidade Social, durante o VI Seminário Nacional de Trabalho no âmbito do Sistema Prisional.
A Seris também proporcionou aos reeducandos que progrediram de regime um local exclusivo para atendimento: Casa do Albergado, onde os egressos do sistema prisional alagoano têm acesso a serviços de atendimento psicológico, assistência jurídica e social.
Dentre as ações de cidadania e ressocialização, também foram entregues este ano pelo Governo de Alagoas e a Seris o módulo LGBTQIAP+ no Presídio Cyridião Durval e a Biblioteca Heliônia Ceres, na Penitenciária de Segurança Máxima (PenSM). E para 2025, o secretário defende ainda mais empenho, mais ações, mais investimentos e mais parcerias para continuar fazendo do sistema prisional alagoano destaque dentre os estados brasileiros.
MAIS DE 120 CONTRATOS
Destaque para os contratos firmados, em 2024 foram formalizados mais de 120 – desde remédios a armamentos – números que foram alcançados graças às medidas implementadas pela pasta.
“Se fosse classificar o ano de 2024 eu classificaria como de muita dificuldade. Difícil, mas proveitoso. Tivemos de implantar uma política de austeridade, de gestão, que nos possibilitou aumento de 5% ao prestador de serviço e posso citar a aquisição de mais de 500 pistolas Glock, considerado um dos melhores armamentos do mercado”, recorda o secretário executivo de Gestão Interna, Patrick Azevedo.
A equipe da Seris vai continuar trabalhando mais, para proporcionar mais qualificação aos servidores e melhores condições de trabalho. “Com isso ganha toda a sociedade alagoana”, finaliza Diogo Teixeira.
Agência Alagoas