Colégio recebeu investimentos na ordem de R$ 1.265,189
A região do Baixo São Francisco agora conta com uma escola modelo. O Colégio Estadual Caldas Júnior, situado em Neópolis, recebeu investimentos na ordem de R$ 1.265,189 e sofreu reforma e ampliação, proporcionando que a população do município tenha acesso a uma unidade de ensino qualificada, com estrutura moderna, e serviço de rede aberta de internet com wifi.
“Está de primeiro mundo e vai ser a escola modelo da região. Aqui era bem simples e mudou muito. Não tem outra escola no município com essa estrutura”. Esta é a opinião da educadora de movimentos sociais Divaneide Souza, que já foi aluna do Colégio Estadual Caldas Júnior. Não só ela, como outras pessoas que fizeram e fazem parte da história da escola, acreditam que as mudanças da unidade de ensino são significativas.
“Aqui estava caindo aos pedaços, mas agora é escola de primeiro mundo. Espero que os estudantes saibam aproveitar, conservem o colégio e ainda que as próximas gerações cuidem da estrutura de uma das unidades de ensino mais tradicionais do Baixo São Francisco”, destacou João Paulo da Silva, representante dos alunos, acrescentando que a reforma era esperada por todos.
Dentre as melhorias da escola, está a implantação de sistema de monitoramento interno com oito câmeras e um monitor de 42 polegadas, execução de novas instalações elétricas, pavimentação com piso de alta resistência, execução de revestimento cerâmico nas áreas de circulação e salas de aula, construção de reservatórios inferior e superior e de refeitório, além de construção de rampas com guarda-corpo de proteção em tubo de ferro galvanizado para possibilitar acessibilidade às pessoas com deficiência.
Para a diretora da Caldas Júnior, Maria Cristina Guedes, a unidade de ensino está atrativa e traz equipamentos modernos e adequados para seu funcionamento. “O colégio faz parte da história educacional do nosso município e região. Centenas de médicos, engenheiros, professores e outros profissionais tiveram aqui base e estrutura educacional para o sucesso. A arquitetura está fantástica e vai proporcionar, sem a menor dúvida, condições cômodas para o nosso alunato”, salientou.
A escola foi reinaugurada pelo Governo do Estado no dia 26 de junho deste ano. Uma das principais alterações dela foi a quadra poliesportiva, que foi dotada de nova estrutura em pré-moldado de concreto para possibilitar melhor manutenção. Segundo o secretário estadual de Educação, Jorge Carvalho, este é o novo padrão adotado para todas as novas quadras estaduais.
“Neópolis está com rede escolar de excelente qualidade. Isso demonstra os investimentos na área do ensino público do estado. O objetivo é oferecer escolas que tenham todas as condições de proporcionar um bom ensino para os alunos que precisam da escola pública sergipana”, comentou Jorge Carvalho. Ele informa que a maioria das unidades de ensino já foi reformada, sendo todas de alto padrão.
A secretária de educação de Neópolis, Núbia Loz, ex-aluna do Colégio Estadual Caldas Júnior, comentou que é inegável a transformação da escola. “Aqui mudou bastante e nem parece a mesma unidade de ensino. Estou muito contente e feliz de ver uma obra tão grande, que, com certeza, vai trazer muito progresso e benefícios para nossos estudantes”.
