Sergipe tem mais um motivo para se orgulhar de seu povo: o bailarino mirim Philipe Cardoso Matos, de 12 anos, que é aluno da Escola Estadual Prof. Valnir Chagas, competiu com mais de 500 bailarinos latino-americanos e conquistou uma das 20 vagas na final do VIII Gran Premio América Latina de Ballet (GPAL). A Noite de Gala dos finalistas acontece nesta quinta-feira, 3, no Teatro Luxor, na cidade de Villa Carlos Paz, na Argentina.
Após anos de treinos intensos, muito foco, determinação e algumas competições na bagagem, o sonho de Philipe pode se tornar realidade. Único bailarino masculino representando Sergipe e o Brasil nesta que é considerada uma das mais importantes competições de balé do mundo, Philipe sonha em se tornar um bailarino profissional.
“Ser um bailarino profissional sempre foi o meu sonho, e eu estou a um passo de realizá-lo. Por isso, estou muito focado nesta competição. Treino muito todos os dias para fazer bonito na minha apresentação. Se eu apresentar tudo o que sei, e me sair bem, posso conquistar uma bolsa de estudos internacional – na Argentina, na Suíça, nos Estados Unidos ou no Canadá – e garantir o meu futuro no balé”, vislumbra.
Para a professora de balé do jovem, Klely Perelo, a conquista de Philipe é o reflexo do seu comprometimento com a dança. “Philipe é um diamante que está sendo lapidado. Desde o início, Philipe demonstrou seu comprometimento, e a gente percebe essa evolução. Além disso, o fato de ele ser um menino, num ambiente com predominância de meninas, também acende um foco de atenção dos especialistas que estão em busca de bailarinos masculinos”, destaca a professora.
O GPAL é uma competição internacional de balé clássico e contemporâneo, em que jovens talentos de toda a América Latina competem pela obtenção de bolsas de estudos internacionais. O objetivo é incentivar e promover os jovens bailarinos a desenvolverem seu talento, buscando a excelência na técnica de dança, para alcançarem uma carreira profissional.
Agência Sergipe