O Bahia deu nesta terça-feira à noite um passo fundamental para retornar à elite do Campeonato Brasileiro. Mesmo fora de casa, venceu o confronto direto com o América-MG por 1 a 0, na Arena Jacaré, em Sete Lagoas-MG, e abriu seis pontos de vantagem para a Portuguesa, primeiro time fora do G-4. A partida foi válida pela 35.ª rodada.
O resultado marcou também a recuperação do Bahia, que perdeu para o Brasiliense no último sábado por 3 a 2. Com 62 pontos, o time baiano pode garantir o acesso na próxima rodada, uma vez que o seu adversário será justamente a Portuguesa, sábado, em Salvador.
Por outro lado, a derrota em casa tira a gordura acumulada pelo América-MG nas últimas rodadas. Com 58 pontos, o time mineiro tem dois pontos de vantagem para a Portuguesa e precisará se recuperar na sexta-feira, quando enfrenta o São Caetano, no ABC paulista.
O jogo
Com o veterano Euller entre os titulares, o América-MG criou as melhores chances do primeiro tempo, ambas com o atacante, que falhou nas finalizações. Do outro lado, o Bahia converteu sua única oportunidade de gol. Aos 27 minutos, Jael ajeitou para a perna esquerda e acertou o canto direito de Flávio. Ainda no primeiro tempo, Flávio foi expulso ao fazer falta violenta em Adriano.
No segundo tempo, Mauro Fernandes apostou nas entradas de Weslley e Thiago Silvy, mas nenhum conseguiu mudar a história da partida. Os jogadores do Bahia, ao sentirem a dificuldade da partida, passaram a administrar o tempo, caindo no gramado como se estivessem machucados. O árbitro não os puniu e o jogo seguiu amarrado até o final.
Ficha Técnica
América-MG 0 x 1 Bahia
AMÉRICA-MG 0 – Flávio; Micão, Preto (Thiago Silvy) e Gabriel; Marcos Rocha, Dudu, Leandro Ferreira, Irênio (Weslley) e Rodrigo; Euller (França) e Fábio Júnior. Técnico – Mauro Fernandes.
BAHIA 1 – Fernando; Leandro, Luizão, Nen e Ávine; Fábio Bahia, Marcone, Ananias (Arilton) e Morais (Rogerinho); Adriano (Everton) e Jael. Técnico – Márcio Araújo.
Gol – Jael, aos 27 minutos do primeiro tempo;
Árbitro – Márcio Chagas da Silva (RS);
Cartões amarelos – Leandro Ferreira, Luizão, Fernando e Leandro;
Cartão vermelho – Flávio;
Renda – R$ 17.016,00;
Público – 5.940 pagantes;
Local – Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG).
?