Lincoln era considerado o "cérebro" do meio de campo tricolor
Logo após conquistar o título do campeonato baiano, o Bahia iniciou sua caminhada no Brasileiro e começou bem a competição, conquistando 07 pontos nas primeiras 4 rodadas, desempenho que o levou a figurar no G4 da Série A.
Também classificado para a terceira fase da Copa do Brasil, o Tricolor perdeu alguns atletas importantes, com lesões atípicas e com longos períodos de afastamento.
O primeiro a se lesionar foi o lateral Diego Macedo, titular absoluto, que sofreu uma lesão no ombro na partida contra o Figueirense, no dia 27/04. O ala era um dos destaques da equipe e foi submetido a uma cirurgia, que o afastaria dos campos por um período de 45 dias.
No dia 04/05, data do último triunfo tricolor, contra o Botafogo, foi a vez de perdermos Rhayner, eleito o melhor atacante do campeonato baiano e peça fundamental no esquema do técnico Marquinhos Santos. O atleta sofreu uma fratura na coluna e o período de afastamento foi de 30 a 60 dias.
Quatro dias depois, dia 08/05, foi a vez de Lincoln, que vinha sendo considerado o “maestro” do meio de campo tricolor. Diante do América-MG, pela Copa do Brasil, o jogador machucou o joelho e a previsão inicial de retorno foi 45 dias.
Coincidência ou não, depois da lesão do terceiro titular, o Bahia empatou 02 jogos e perdeu 04. Neste período, o único triunfo foi contra o América-MG, pela Copa do Brasil,no dia 14/05.
Neste período, outros atletas sofreram lesões menos graves, mas que acabaram desfalcando a equipe em alguns jogos como foram os casos de Guilherme Santos, Pittoni, Roniery e Rafinha.
Nesta conta, ainda estão o goleiro Omar e o lateral Galhardo, que já estão afastados desde o estadual, mas que fazem falta, já que poderiam ser opções para o técnico tricolor.
Em algumas partidas do Brasileiro, o Bahia chegou a contabilizar 09 desfalques. Na última partida, contra o Sport, foram 07( Omar, Galhardo, Diego Macedo, Uelliton, Lincoln, Rhayner e Rafinha).
Diante deste quadro, a parada do campeonato para a Copa do Mundo será de grande utilidade para o Esquadrão, já que este período servirá para recuperar os atletas lesionado
