Objetivo da instalação de uma faixa de pedestres e um semáforo de travessia
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) implantou sinalização horizontal e semafórica na Avenida Menino Marcelo (Via Expressa), próximo ao loteamento Parque das Palmeiras, Cidade Universitária. O objetivo da instalação de uma faixa de pedestres e um semáforo de travessia visa oferecer mais segurança aos pedestres.
Em virtude de familiares que moram na região, Thaciana da Silva (28) precisa se deslocar com frequência na localidade e fazer a travessia das vias. Ela se mostrou satisfeita com as novas sinalizações devido aos motoristas serem obrigados a parar nos dois semáforos. “Melhorou muito pela segurança, pois antes tínhamos que esperar o fluxo de veículos diminuir para poder atravessar.”
O resultado do trabalho realizado pela SMTT também foi aprovado pela doméstica Maria do Carmo da Silva, que mora há seis anos na Rua das Mangabeiras, localizada no Cidade Universitária. Ela conta que para se deslocar com segurança na via, os moradores tinham que atravessar próximo ao shopping center, que fica cerca de 500 metros a fim de evitar atropelamentos.
“Antes, tínhamos que ir até o shopping e voltar a pé. Por isso, sofríamos bastante. Agora melhorou com a faixa de segurança, pois os carros param e a gente pode atravessar de forma mais tranquila. Todos que moram na região acharam ótimo”, afirmou Maria do Carmo.
A sinalização era um pedido antigo da população local, em consequência de atropelamentos frequentes na região, que fica próxima ao Estádio Nelson Feijó, campo do Corinthians Alagoano. “Desde que a SMTT assumiu, no ano passado, a jurisdição administrativa e de fiscalização da Menino Marcelo, estamos viabilizando meios para melhorar a sinalização da via com vistas à segurança dos usuários”, disse o assessor especial de Trânsito do órgão, Roberto Barreiros.
A parte de estrutura viária da Av. Marcelo, que é uma extensão da BR-104, antes era de competência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Já a fiscalização era feita pela Polícia Rodoviária Federal.
