Skip to content

Avanços no setor agropecuário marcam gestão da Emdagro em 2023

  • Home
  • Sergipe
  • Avanços no setor agropecuário marcam gestão da Emdagro em 2023

Blog

Avanços no setor agropecuário marcam gestão da Emdagro em 2023

A Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) encerrou o ano de 2023 com diversas realizações e um impacto positivo significativo no desenvolvimento rural do estado. Com foco em áreas-chave como agricultura, pecuária, agroecologia e saúde animal e vegetal, a Emdagro vem desempenhando um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e no fortalecimento do agro em Sergipe. Os destaques vão para a retirada da vacina contra febre aftosa, distribuição de sementes, modernização dos escritórios, Inseminação Artificial Por Tempo Fixo (IATF) e o bem-sucedido concurso público, dentre tantas outras ações.

No fortalecimento das equipes e nas melhorias das condições de trabalho, foi realizado o concurso público, que resultou na contratação de 55 profissionais qualificados nas áreas de Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica e Técnico Agrícola. Além disso, a Emdagro inaugurou os escritórios locais de Canindé do São Francisco e Porto da Folha, no alto sertão do estado, evidenciando o compromisso com a descentralização e proximidade com as comunidades rurais. Um total de 17 escritórios passaram por melhorias estruturais.

O ano de 2023 também se destacou pelas parcerias firmadas com instituições renomadas, como Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Brasileira De Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Banco do Nordeste, Banco do Estado de Sergipe (Banese), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Sergipe (Faese) e prefeituras locais, fortalecendo as ações da Emdagro.

“Estamos extremamente satisfeitos com o que conquistamos este ano. Em um cenário desafiador, as parcerias estratégicas foram essenciais para o sucesso de nossas iniciativas. Trabalhar em conjunto com instituições de renome nos permitiu ampliar nosso alcance e oferecer soluções mais abrangentes para os desafios enfrentados pelos produtores rurais em Sergipe”, comentou o presidente da Emdagro, Gilson dos Anjos.

O gestor comemorou também a emissão de 1.214 títulos de propriedades de terras, a elaboração de 189 projetos produtivos, proporcionando aos produtores assistidos as ferramentas necessárias para o crescimento sustentável de suas atividades, e a realização de diagnósticos em 83 propriedades no âmbito do Programa Produção de Plantas e Mudas Ornamentais. Além disso, foram distribuídas 115 toneladas de sementes de milho, instaladas 137 hortas pelo Programa Cultivando Hortas e inseminadas 438 matrizes pelo Programa Mais Pecuária Brasil – Inseminação Artificial Por Tempo Fixo (IATF).

Na área de controle e prevenção de doenças em animais e vegetais, a Emdagro realizou visitas a propriedades rurais, totalizando 1.595 visitas em animais e 433 em vegetais. Na vacinação contra a Febre Aftosa, alcançou-se a impressionante marca de 94,32% de bovinos e bubalinos imunizados na primeira etapa da campanha. “Mas nosso maior desafio foi termos conseguido retirar a obrigatoriedade da vacinação contra a febre aftosa a partir de abril de 2024. Isso foi um marco em 2023”, destacou o presidente.

“A empresa realizou um rigoroso controle do comércio de agrotóxicos, com 1.102 análises documentais e 171 fiscalizações, visando garantir a segurança dos produtores e consumidores. A Emdagro também apoiou cinco Feiras Agroecológicas e cinco Pontos de Venda de Produtos Orgânicos, promovendo uma abordagem sustentável e responsável na comercialização”, frisou Gilson dos Anjos.

Capacitação

A Emdagro demonstrou um compromisso contínuo com a capacitação rural, realizando 528 eventos que beneficiaram 10.665 participantes. A orientação sobre Previdência Social, Assistência Social e Saúde alcançou 714 mulheres rurais. Da mesma forma, a empresa forneceu orientações sobre culturas e criações de forma presencial a 20.192 produtores rurais e 2.282 de forma on-line. Na produção de alimentos, a qualidade foi assegurada com a emissão de três Selos Sisbi (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) e três Selos SIE (Serviço de Inspeção Estadual), além da realização de 403 visitas de inspeção a estabelecimentos com SIE.

Segundo o presidente, os desafios encontrados ao longo do ano foram enfrentados com proatividade. “O ano de 2023 foi marcado pela dedicação da Emdagro em promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo a agricultura e melhorando a qualidade de vida nas comunidades rurais em Sergipe e reafirmamos nosso compromisso em continuar contribuindo para o crescimento econômico e social do estado em 2024”, destacou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Lidas

Mais Comentadas

Veja Também