×

Maceió

Avalia Maceió vai planejar e avaliar desempenho dos estudantes

Neste 11 de agosto, data em que se comemora o Dia do Estudante, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), lançou o Sistema de Avaliação Educacional da Rede Municipal de Ensino de Maceió, o Avalia Maceió. A solenidade de lançamento contou com as presenças do prefeito Rui Palmeira e dos gestores da Semed, Ana Dayse Dorea e João Carlos Barbirato, além de diretores, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Educação.

De acordo com 0 prefeito Rui Palmeira, o sistema será um instrumento fundamental para a requalificação da Educação de Maceió.”O lançamento no Dia do Estudante é um fato importante, porque devemos ter em mente que todos nós somos sempre aprendizes. Quando optamos por reestruturar a rede publica municipal de ensino foi uma escolha por entendermos a educação como prioridade. Certamente o trabalho vai contribuir para alavancar a qualidade do ensino e conseguirmos uma melhor avaliação do desempenho dos estudantes”, disse.

Durante a solenidade, a secretária Ana Dayse fez um panorama sobre a realidade da rede municipal e a necessidade de acompanhar o desenvolvimento dos estudantes. “O Avalia Maceió é um instrumento de pesquisa e faz parte do Viva Escola, programa de reestruturação da rede municipal. Nosso principal objetivo é o lucro social. Um processo que estamos iniciando para o ensino fundamental, com 15.000 estudantes, mas pretendemos avaliar toda a rede para que possamos garantir a eficiência do trabalho”, disse.

Na oportunidade, Ana Dayse ainda agradeceu o compromisso da equipe técnica, da comunidade escolar e das famílias que se envolvem nas iniciativas da Semed e têm colaborado com a mudança de cenário vista, entre outras formas, no resultado do Ideb.

O Avalia Maceió será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Centro de Políticas e Avaliação da Educação (Caed), ligado à instituição. O objetivo é diagnosticar o desempenho dos estudantes nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. O sistema ainda vai subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais na Rede Municipal de Ensino da capital. Inicialmente, o Avalia Maceió deverá envolver 94 unidades da Semed, onde funcionam turmas de 3º, 5º e 9º anos. “É uma ferramenta útil na união de forças para melhoria do desempenho dos estudantes”, Reforçou Wellington Silva, coordenador do Caed.

“No momento em que os professores conhecem o resultado da avaliação, podem adotar novas estratégias pedagógicas e de gestão, se for o caso. O lançamento do sistema é um avanço para Maceió”, disse Cheila Vasconcelos, interlocutora de avaliação do Inep em Alagoas.

Conforme o presidente do Conselho Municipal de Educação de Maceió, Jailton Lira, o Município tem contado com projetos em eixos estruturantes. “Uma avaliação sinaliza qual é o quadro atual e ajuda na organização de políticas. O Conselho está aqui para apoiar”, frisou. “Deixo aqui meu registro de que a gestão do Município tem mantido uma administração democrática nas escolas, e que apenas nesta gestão a Prefeitura dobrou o repasse da merenda com recursos próprios”, complementou.

O Avalia Maceió também fornecerá subsídios para que as escolas municipais promovam melhorias no ambiente escolar. Já nos dias 9 e 10 do próximo mês, por meio do sistema, os alunos participarão de testes práticos.