×

Esporte

Avaí estraga o sonho do Santos de correr em busca de mais um título

Ganso não conseguiu fazer o "milagre" que o Peixe precisava

O Santos derrotou o Avaí por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Estádio da Ressacada, em Florianópolis, na segunda partida da primeira fase da Copa Sul-Americana, mas a equipe peixeira está desclassificada da competição, já que perdera o primeiro confronto, no Pacaembu, por 3 a 1.

Curiosamente, esta é a primeira competição eliminatória que o Santos não avança neste ano. Nas outras duas, a equipe foi campeã do Paulistão e da Copa do Brasil com derrotas na última partida. Hoje, venceu, mas não levou. Já o Avaí agora pensa na próxima fase, quando terá pela frente o vencedor do confronto entre o Emelec, do Equador, e a Universidad San Martín, do Peru.

O primeiro tempo começou com a pressão do Avaí. Mesmo com a vantagem, a equipe catarinense criou duas boas chances para abrir o placar na Ressacada, sendo a melhor delas aos 15 minutos, quando Rudnei ficou livre e, na entrada da área, tocou na saída do goleiro Rafael, e a bola só não entrou por conta do corte do zagueiro Edu Dracena.

Aos poucos, o Santos equilibrou a partida e passou a comandar o meio-campo. Neymar se mexia com facilidade no ataque, abrindo espaços para os meio-campistas. E foi assim que o gol santista aconteceu aos 23. Após bela triangulação pela direita, com direito a toque de calcanhar de Marquinhos, Zé Eduardo venceu o goleiro Renan para colocar a bola no fundo do gol.

Com dois a mais para fazer, o Santos tentou, através de troca de passes pelo meio, vencer o bloqueio do Avaí, que, por sua vez, optou por recuar a marcação e explorar somente os contra-ataques.

Assim, o jogo ficou truncado, com poucas chances que realmente levassem algum perigo aos goleiros. Zé Eduardo, um dos destaques do Santos no jogo, acertou alguns lances, inclusive um chute que passou perto da trave esquerda, mas sem sucesso.

Neymar, que começou o jogo bem, foi mera figura ilustrativa pelo restante do jogo. Ganso, muito bem marcado, também pouco fez para que o Santos conseguisse reverter a vantagem do Avaí. Sem nada a perder, o técnico Dorival Jr optou pela entrada do rápido Madson no lugar de Marquinhos. A modificação de nada ajudou perante a boa marcação da equipe catarinense, que avança na sul-americana.

Agora, o Santos se prepara para enfrentar o Atlético-MG no domingo, às 16 horas, na Vila Belmiro pelo Campeonato Brasileiro. Pela mesma competição, o Avaí terá pela frente o Botafogo, no sábado, às 18h30, no Rio de Janeiro.

Ficha Técnica

Avaí 0x1 Santos

Avaí – Renan; Patric, Emerson, Rafael e Eltinho; Marcinho Guerreiro, Rudnei (Bruno), Davi (Marcos) e Caio ; Robinho (Sávio) e Vandinho. Técnico – Antônio Lopes.

Santos – Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Marcel); Arouca, Rodriguinho , Marquinhos (Madson) e Paulo Henrique Ganso; Neymar e Zé Eduardo. Técnico – Dorival Jr.

Gols – Zé Love, aos 23 minutos do primeiro tempo.
Árbitro – Evandro Rogério Roman (PR)
Local – Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC)
Público – não disponível
Renda – não disponível