×

Maceió

Autorizado processo seletivo para reativar leitos no HU

Desde do ano passado que o governo do Estado junto com a Ufal e município de Maceió vem unindo esforços para garantir a reativação de 96 leitos no HU

A abertura dos 96 leitos para o Hospital Universitário (HU) está assegurada. A Procuradoria Regional do Trabalho (PRT) autorizou a contratação de aproximadamente 400 profissionais da área saúde, dentre os quais, médicos, enfermeiros, administrativo, por meio de processo seletivo simplificado.

A aprovação foi concedida nesta sexta-feira (12) pelo procurador do trabalho, Rodrigo Alencar, durante audiência com gestores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), das secretarias de Saúde do Estado (Sesau) e município de Maceió.

Na próxima semana, os secretários de Saúde estadual, Herbert Motta e municipal, Francisco Lins, vão ao Ministério da Saúde (MS) em busca de mais recursos para o teto do HU. A ampliação de leitos no Hospital Universitário era uma antiga reivindicação dos gestores públicos estaduais e municipais, que estão atuando em parceria nesse processo.

De acordo com o despacho do procurador Rodrigo Rafael, não será aceito pela PRT a utilização de entrevistas, testes psicológicos, dinâmicas de grupo, análises curriculares e outros procedimentos. A seleção será realizada pela Fundação Universitária de Desenvolvimento e Extensão e Pesquisa (Fundepes), da Universidade Federal de Alagoas.

O secretário Herbert Motta agradeceu ao procurador Rodrigo Alencar, que se mostrou sensível à causa, em razão da carência que existe, principalmente de vagas destinadas à oncologia.

Após o encontro da próxima semana no Ministério da Saúde, o secretário explicou ainda que o Estado e o município de Maceió irão definir quanto cada um deve investir. Motta anunciou que a partir dessa definição se dará início a viabilização para contratação de recursos humanos.

A abertura dos leitos se dará de forma gradativamente. Inicialmente, serão abertos 30 leitos destinados à área de oncologia, considerada mais carência. A previsão é que os 96 estejam funcionando até o final de 2010. Herbert Motta ressaltou, ainda, o empenho conjunto de Estado e município para assegurar os leitos no Hospital Universitário.

Desde o ano passado que o governo do Estado junto com a Ufal e município de Maceió vem unindo esforços para garantir a reativação de 96 leitos no Hospital Universitário. O impasse não foi resolvido antes em função de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que a Ufal havia assinado com a PRT, onde se comprometera a não contratar nenhum profissional de saúde por meio da Fundepes.