×

Penedo

Autoridades prestigiam abertura do 1º Seminário do Trabalho Rural em Penedo

Autoridades prestigiam abertura do 1º Seminário do Trabalho Rural em Penedo

Teve início na noite desta quinta-feira, 07, no auditório da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo, o 1º Seminário do Trabalho Rural do Baixo São Francisco, evento promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 19ª região em parceria com a Fundação Educacional do Baixo São Francisco Dr. Raimundo Marinho e a Prefeitura Municipal de Penedo.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito de Penedo, Israel Saldanha, o Bispo Diocesano Dom Valério Brêda, o presidente da OAB seccional Penedo, José Machado, os juizes de direito Dr. Luciano Américo Galvão e Dr. Claudemiro Avelino, advogados, professores e acadêmicos de direito.

O primeiro dia do evento, que terminará na noite desta sexta-feira, 08, foi marcado pela brilhante palestra proferida pela Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Morgana Richa, que fez uma explanação a respeito da resolução 125 do CNJ na Justiça do Trabalho.

A Conselheira começou sua apresentação saudando os presentes e agradecendo o convite de participar do evento, que segundo ela, é de extrema importância para a formação acadêmica dos futuros operadores do direito. De forma descontraída e empolgante, a Conselheira fez um breve histórico sobre a evolução da Justiça do Trabalho e sobre as prerrogativas do CNJ.

Após proporcionar aos presentes uma importante viagem no tempo no âmbito da Justiça do Trabalho, a Conselheira começou a falar sobre o tema escolhido por ela. Mostrando domínio sobre o assunto, Morgana explicou que a resolução 125 do CNJ foi responsável pela Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses que visa tornar efetivo o principio constitucional do acesso a justiça com o acesso à ordem jurídica justa.

Fellype Barreto - aquiacontece.com.brMorgana contou também que a resolução 125 do CNJ conseguiu se tornar um ato normativo nacional, com diretrizes, concepções estruturais e modelos para se colocar em funcionamento, mas preservou as peculiaridades e as especificidades do sistema. A conselheira completou o seu entendimento informando que a idéia que prevaleceu no CNJ foi a de que a “Semana Nacional de Conciliação” foi um importante passo dado pelo judiciário brasileiro, e que proporciona um importante dialogo com a sociedade que se sente mais protegida pela Justiça e por conta disso deve ser mantida e preservada.

Morgana Richa encerrou sua palestra e consequentemente a primeira noite do 1º Seminário do Trabalho Rural do Baixo São Francisco, declarando que considera a conciliação como uma das formas de garantir o funcionamento do aparato judiciário.

Nesta sexta-feira, 08, as palestras continuarão a acontecer no auditório da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo e terá início às 8h30min com explanações de importantes juristas brasileiros.

Uma exposição de belos produtos artesanais ficará exposta durante todo o evento na praça de alimentação da faculdade, que fica localizada na Rua XV de novembro, S/N, centro da cidade de Penedo.