Foi realizada na noite desta terça-feira, 18 de outubro, com a presença de diversas autoridades penedenses, a Solenidade de Instauração da 3ª Jornada Cultural do Penedo. Promovido pela Sociedade Barqueiros do Velho Chico o evento reúne diversas manifestações culturais e será realizado na cidade ribeirinha até o próximo sábado, 22.
Os organizadores do evento prepararam uma vasta programação para esta terça-feira. As atividades tiveram início às 14 horas com a realização do seminário sobre o “Turismo cultural em Penedo” sob a responsabilidade da Universidade Federal de Alagoa (Ufal), ocorrido no auditório da Faculdade Raimundo Marinho de Penedo.
Já por volta das 18 horas os funcionários do comércio de Penedo e o público em geral foram agraciados com a belíssima apresentação da banda do 59º BIM (Exército), em um palco montado na frente do secular Theatro Sete de Setembro. A banda tocou imortais sucessos da Música Popular Brasileira e agradou o público que ficou com gostinho de quero mais ao final da apresentação.
Em seguida, subiu ao palco da “Casa de Espetáculos” de Penedo a banda e a Orquestra Armorial de Piranhas-AL, encerrando com chave de ouro a primeira noite do evento que contou com a participação do prefeito Israel Saldanha (DEM), da secretária de cultura Eliane Cavalcante, diretores da Sociedade Barqueiros do Velho Chico e da Casa do Penedo, representantes da Faculdade Raimundo Marinho e da Ufal, e pessoas comuns da sociedade penedense.
Nesta quarta-feira, 19, as atividades da 3º Jornada Cultural do Penedo continuam a acontecer na cidade ribeirinha. Às 14 horas será realizado no auditório da FRM o seminário com o tema “A influência dos negros malês na formação do homem penedense”. A palestra será proferida por representantes da própria instituição de ensino superior.
A partir das 20 horas será realizado o concurso de poesias e contos que contará com a participação da banda de música do Monte Pio dos Artistas. O evento acontecerá no palco do Theatro Sete de Setembro. Para a noite de quinta-feira, 20, está programado para acontecer no Convento Franciscano de Penedo, um concerto musical com a orquestra de cordas Ufal.
Na próxima sexta-feira, 21, será realizada a 6ª edição de “Uma cidade a cantar”, também no Theatro Sete de Setembro. Em seguida, acontecerá a apresentação dos “Seresteiros da Pintanguinha” com concentração na Praça Jácome Calheiros, a partir das 23 horas. No sábado, 22, último dia da 3ª Jornada Cultural do Penedo, um baile com a animação da banda/orquestra Cores do Mar, acontecerá no salão do Penedo Tênis Clube, a partir das 23 horas.
Oficinas de teatro, pintura, artesanato em cerâmica, escultura em madeira e de música também estão acontecendo durante as tardes do evento.