Alagoas recebeu com tristeza e comoção a notícia da morte do secretário de Estado do Turismo, Virgínio Loureiro, ocorrida na manhã de quinta-feira (1), em Salvador, em decorrência de um câncer nas vias biliares. Autoridades e representantes do trade turístico destacaram o profissionalismo e a ética na vida e no trabalho como os principais valores do secretário. Todos afirmaram com emoção e de forma unânime que Virgínio Loureiro representou um divisor de águas no desenvolvimento turístico do Estado.
O corpo do secretário Virgínio Loureiro foi velado no cemitério Jardim da Saudade, localizado na Rua Campinas de Brotas, 754, Brotas, na capital baiana. O governador Teotonio Vilela Filho decretou luto de três dias no Estado de Alagoas.
O secretário de Estado da Comunicação, Nelson Ferreira, lamentou a perda e destacou as qualidades humanas e profissionais de Virgínio Loureiro, além da identificação com o Estado de Alagoas. “Virgínio foi um ser humano excepcional. Alagoas e os alagoanos perderam uma pessoa que gostava das coisas de Alagoas e do Estado. Era um alagoano que nasceu na Bahia. O setor perde um líder, um técnico, uma pessoa comprometida com o turismo em Alagoas”.
O secretário do Planejamento, Sérgio Moreira, ressaltou o dinamismo e a dedicação que Loureiro imprimia a cada projeto desenvolvido em Alagoas, preparando o Estado para a captação de empreendimentos de alto padrão. “Virgínio não foi apenas um colega e um amigo, mas um entusiasta do crescimento e do desenvolvimento do nosso Estado. Ele acrescentou sofisticação sobre o olhar do turismo em Alagoas. Ele defendia que Alagoas era uma joia rara, que merecia cuidado e atenção especiais”, disse Moreira.
Sérgio Moreira ressaltou o trabalho de Loureiro na identificação e no aproveitamento de potenciais inexplorados do turismo alagoano. “Ele agregou, nessa estratégia, a história e a cultura ao turismo. Nós fomos parceiros num sonho, que foi o roteiro Caminhos do Imperador. Nós vamos ficar devendo a ele o salto qualitativo que o turismo alagoano deu nestes três anos”, lamentou Sérgio Moreira.
A secretária adjunta do Turismo em Alagoas, Danielle Novis, lamentou a perda do secretário e ressaltou o crescimento do setor sob a gestão de Virgínio Loureiro. “Perdi um amigo, uma referência, e Alagoas perdeu o divisor de águas no turismo. A compreensão disso são os números do setor. Ele conseguiu cativar todos para que cada um de nós tivesse um pedaço da experiência, da ética que ele empregou em tudo. Ele trabalhou para que tivéssemos um pouco de Virgínio Loureiro”.
Para o diretor do Hotel Ponta Verde, Mauro Vasconcelos, Virgínio Loureiro redimensionou o turismo no Estado, atribuindo-lhe qualidade e profissionalismo. “Virgínio Loureiro foi um professor, um profissional com boas e importantes relações no Brasil e no exterior, fato que usou para fortalecer o turismo em Alagoas. O legado de Virgínio está nos números significativos do Turismo, que se refletem na atração de investimentos em hotéis, no crescimento da ocupação hoteleira e, sobretudo, no relacionamento com o trade. Virgínio aproveitou a carta branca que o governador Teotonio Vilela lhe conferiu em benefício do crescimento de Alagoas”.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (Abih-AL), Carlos Gatto, afirmou que Virgínio Loureiro deixou o profissionalismo como marca “insubstituível” no setor turístico alagoano. “A perda para Alagoas foi monumental. Virgínio transferiu sua competência, sua experiência para o trade, mas o legado maior que ele deixou foi sua conduta ética e profissional para todos os que atuam no turismo. Ele proporcionou um salto qualitativo ao turismo que servirá como nosso referencial. Se a gente trabalha hoje com mais afinco, organização e profissionalismo, isso é resultado do ensinamento dele. Os recordes nos números do turismo têm a marca de Virgínio Loureiro”.
O diretor-presidente do Sebrae-AL, Marcos Vieira, disse que a partir de agora, o setor turístico deverá ter a marca do trabalho desenvolvido por Loureiro como espelho. “É uma perda para nós alagoanos e para nós do Sebrae, de modo especial. Por se considerar alagoano, Virgínio nos emprestava sua experiência, talento e a forma de trabalhar. Devemos nos espelhar em tudo de bom que Virgínio foi e fez. Se, por uma lado, estamos tristes, por outro, sabemos que o legado dele foi significativo. Ele elevou Alagoas a um patamar respeitável no turismo nacional”.
Larissa Borsato, do Maceió Convention & Visitors Bureau, destacou o amor que Virginio Loureiro dedicava às coisas de Alagoas. “Perdemos em todos os sentidos, Perdemos o profissional, a pessoa, o técnico e um grande alagoano, que, mesmo sendo baiano, amava nossa terra como poucos”, disse, emocionada.
Quem foi Virgínio Loureiro
Baiano, nascido em Salvador, pai de Ricardo, Caio e Larissa, trabalhou por 32 anos no turismo.
Administrador de Empresas, com curso de especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, além de outros cursos na área de Marketing.
Professor titular licenciado da cadeira de Administração Mercadológica, da Escola de Administração da Universidade Católica do Salvador. Professor titular licenciado da cadeira de Técnica de Turismo, da Faculdade de Turismo da Bahia.
Na Bahia, criou o Plano de Marketing da Empresa de Turismo da Bahia S/A – Bahiatursa para o período 1979-1986, como Diretor de Marketing, para os mercados turísticos nacional e internacional, realizando 518 eventos em mais de 200 cidades em 45 países.
Foi também membro efetivo do grupo de trabalho empresarial responsável pela estratégia de marketing do Brasil no mercado turístico internacional no período de 1979/85, criado pela EMBRATUR. Foi Diretor da AHT – Associação de Hotéis de Turismo (5 estrelas) de Pernambuco no período de 1987/1989, sendo Diretor de Marketing da rede hoteleira Monte.
No período de 1989/1991, foi Superintendente da Mesbla Turismo no Rio de Janeiro, retornando à Bahia em 1991 assumindo novamente a Diretoria de Marketing da Bahiatursa para o período de 1991/1994 e integrando mais uma vez, a convite, o grupo de assessoramento à EMBRATUR para o marketing do Brasil no mercado turístico internacional.
No período de 1995 a julho/96 ocupou a função de Assessor Especial da Secretaria da Cultura e Turismo do Governo do Estado da Bahia, chefiando a Área de Marketing Internacional, responsável pela captação de vôos e cruzeiros marítimos internacionais.
De agosto/96 a outubro/2001 ocupou a Diretoria de Marketing Internacional da Bahiatursa, e a partir de 1998 até 2001 foi Conselheiro da CERNAI-Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional, como representante do setor de turismo, por designação da Embratur.
A partir de novembro/2001 exerceu também a função de consultor especializado nas áreas de turismo e aviação, incluindo trabalhos para os Governos dos Estados da Bahia, Pará, Sergipe, São Paulo e Pernambuco, Convention&Visitors Bureau do Rio de Janeiro, Comissão de Turismo Integrado da região Nordeste, Pejota e PROPEG-Agências de Publicidade, Nacional Transportes Aéreos, Costa do Sauípe, operadores turísticos da Argentina, Chile, Uruguai, Portugal, Espanha e Itália.
Recebeu diversos prêmios no Brasil, incluindo o “Top de Marketing’93”, Europa e América do Sul, por projetos criativos na área de turismo e de marketing, sendo condecorado com a “Ordem do Mérito Aeronáutico”, no grau de Cavaleiro, em 2001.
Desde janeiro/2007 foi Secretário de Estado do Turismo de Alagoas, por indicação do “trade” turístico local e a convite do Governador Teotonio Vilela Filho, desenvolvendo ações integradas com o empresariado e Prefeituras, tendo como base as áreas de produto, investimentos e marketing.
Eleito em janeiro/2007 por unanimidade Presidente da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste-CTI/NE, que reúne as Secretarias de Turismo de todos os 9 Estados da região Nordeste.
Membro do Fornatur-Forum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo, sendo Coordenador da Câmara de Marketing e Apoio à Comercialização.
