Um grande evento de nível nacional foi realizado em Maceió, nesse domingo (20), voltado para a limpeza das praias. Realizado pelo Instituto Limpa Brasil, a atividade contou com a participação da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), da Marinha Brasileira, da Sprite Brasil e se concentrou na orla de Ponta Verde.
O 1° Mutirão de Limpeza Sprite contou com ações sustentáveis e de cuidado com o meio ambiente. Entre elas, o recolhimento de resíduos encontrados na faixa de areia, educação ambiental com banhistas e transeuntes, além da separação dos resíduos, visando dar a destinação correta para cada um deles.
A gestora do Instituto Limpa Brasil, Kalyne Marques, ressalta a parceria com a Alurb e a importância de ações como esta. “A intenção é mobilizar a sociedade, mobilizar as pessoas que vão à praia, a terem cuidado com o material descartado que está chegando aqui nas nossas praias, está chegando nos oceanos. Então, a ideia é realmente que a gente tenha uma expectativa de melhora nos próximos anos nessa questão”, contou.
Paulo Hansen, presidente da Soamar Alagoas, órgão ligado a Marinha Brasileira, fala do sentimento de trabalhar em prol do oceano. “É uma excelente iniciativa! Sempre estamos buscando esses cuidados com as praias, oceanos e rios. Ficamos felizes de contribuir com a atividade e tentar alterar uma realidade que acontece nas praias de todo o Brasil”, disse.
Um dos equipamentos utilizados na limpeza da praia foi a Ecopeneira. Idealizada pelo ativista paranaense Diego Saldanha, o instrumento passou a funcionar nas praias da capital no ano passado e são responsáveis por coletar os “microlixos”, resíduos de pequenas dimensões, que acabam escapando do processo de limpeza pública diária.
Secom – Maceió


