×

Penedo

Ausência de Centro de Zoonoses em Penedo prejudica captura de animais

Ausência de Centro de Zoonoses em Penedo prejudica captura de animais

A presença de dezenas de cachorros nas ruas da histórica Penedo, principalmente na Praça 12 de Abril, localizada no Centro da cidade, trouxe a tona a questão da atuação do Centro de Zoonose no município, órgão responsável pelo controle populacional de animais domésticos e sinantrópicos e das doenças que podem ser transmitidas por eles.

De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária de Penedo, Murilo Rezende, em Alagoas existem apenas dois Centros de Zoonoses, sendo que um fica localizado no município de Arapiraca, responsável pela região Sul do estado, e outro na capital Maceió, que atende as demais regiões.

Ainda de acordo com o coordenador, o Centro de Arapiraca já foi procurado inúmeras vezes para vir a Penedo resolver o problema dos animais que perambulam pelas ruas da cidade, no entanto, a resposta tem sido negativa por conta dos veículos que são utilizados na captura desses animais estarem quebrados.

“Desde o ano passado que entramos em contato com o Centro de Zoonoses de Arapiraca, pelo menos três vezes por semana, para resolver esse problema. No entanto, a informação que nos foi passada por funcionários do órgão é de que a carrocinha e o caminhão reboque que são utilizados para capturar os animais estão todos quebrados. Estamos aguardando o conserto desses veículos”, esclareceu Murilo Rezende.

Porco doente perambula por povoado

A necessidade de se ter um Centro de Zoonoses presente e mais atuante na cidade de Penedo vem crescendo a cada dia com a invasão de animas nas ruas da cidade e que além de poderem causar sérios acidentes de trânsito podem também transmitir doenças ao homem.

Durante a apresentação do Programa Lance Livre, comandado pela radialista Martha Martyres e transmitido pela Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), nesta segunda-feira, 23, uma ouvinte do Povoado Conrrado ligou para a emissora para informar que um porco doente estava perambulando pelas ruas da localidade, colocando em risco a saúde dos moradores da região que fica situada na zona rural do município de Penedo.

Outra ocorrência registada pela presença de animais nas ruas do município foi o atropelamento de um cachorro nas imediações do Estádio Alfredo Leahy. Um ônibus passou por cima do animal que pela gravidade dos ferimentos precisou ser sacrificado por uma Clínica Veterinária da cidade, que mesmo sem saber a procedência do animal fez de tudo para salvar sua vida.