Aumenta em 91% o número de óbitos por dengue em Alagoas. Esse foi um dos resultados apresentados pelo último boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que mostrou ainda que até o dia 2 de julho foram notificados mais de 18 mil casos de dengue em Alagoas, sendo que 8.715 foram confirmados e quase 8 mil ainda estão sob análises epidemiológicas.
Os dados preocupam as autoridades, principalmente porque mostram que em relação aos seis primeiros meses do ano passado houve um aumento de 140% nos casos de dengue em Alagoas. Nos casos de morte ocasionadas pela doença, o aumento é alarmante. No ano passado, até o início do mês de julho, 12 pessoas tinham morrido por dengue no estado, sendo que no mesmo período de 2012, 23 mortes já foram registradas.
O estudo, que foi realizado nos 102 municípios alagoanos, mostrou ainda que 50 cidades estão em situação epidêmica, 28 em situação de alerta e 24 sob controle. Nesses municípios foram descobertas 409 pessoas com sintomas da doença em um grau elevado, o que representa também um aumento de 151% em relação ao mesmo período de 2011.
Os sintomas da doença são dores de cabeça, dores nos ossos e articulações, febre alta, moleza no corpo e tonturas. Nesses casos, é recomendado que a pessoa procure o mais rápido possível um Posto de Saúde para que sejam realizados os procedimentos necessários.