Aulões de revisão para o Enem contemplarão mais de 5.550 estudantes
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o programa Pré-universitário, da Secretaria de Estado da Educação (Preuni/Seed), tem por finalidade oportunizar aos alunos, concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino, melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso preparatório gratuito, oferecido presencialmente e com aulas de segunda a sexta-feira. Para reforçar os estudos e a preparação dos 5.550 estudantes matriculados nos 44 polos do Preuni, distribuídos em 29 municípios sergipanos, a coordenação do programa realiza aos sábados grandes aulas de revisão de conteúdos, os chamados Aulões do Preuni.
De acordo com o diretor do Dase/Seed, Fábio Leite, para que as ações do Preuni sejam realizadas com sucesso, como têm sido, são imprescindíveis o apoio logístico e o trabalho de mobilização de estudantes, professores e equipes diretivas, feitos pelas diretorias regionais de educação (DREs) e pela Diretoria de Educação de Aracaju (DEA).
Abertas à participação da comunidade em geral e realizadas na capital no interior do estado, as aulas de revisão realizadas aos sábados têm atraído um grande número de participantes. No Aulão do Preuni, realizado no último sábado na cidade de Lagarto, foi registrada a presença de 1.360 estudantes, maior público já contabilizado até agora pela coordenação do programa.
“Temos nos colegas da DEA e das DREs verdadeiros parceiros operacionais do programa Pré-universitário/Seed. São eles os responsáveis por organizar os locais onde acontecem os Aulões do Preuni, por nos disponibilizar pessoal para prestar suporte, por providenciar o transporte de alunos vindos de zonais rurais, enfim, são técnicos dedicados, que somam esforços para, juntos, oferecermos uma estrutura adequada e de qualidade aos nossos estudantes”, ressalta Fábio Leite.
Qualidade
Presentes no último Aulão realizado em Lagarto, os coordenadores dos polos Preuni de Simão Dias e de Lagarto, Clécio Santana e Joel Ferreira, justificam o crescimento da participação dos estudantes nos aulões de revisão. “O que faz crescer o número de estudantes é o compromisso diário dos professores, da coordenação do Preuni e a motivação de cada um desses alunos para atingir seus próprios objetivos”, afirmou Joel Ferreira.
Para o professor Clécio Santana, o Preuni atrai cada vez mais estudantes devido à qualidade do curso ofertado. De acordo com ele, como resultado da mobilização feita em Lagarto, pela coordenação do programa em parceira com DRE 2, o número de estudantes presentes foi um recorde de público. “O Aulão do Preuni em Lagarto foi a maior aula de revisão que nós já realizamos. Supera em muito o número de estudantes que participaram no ano passado das nossas revisões, e estamos certos de que este ano teremos um número maior de aprovações de alunos da rede pública estadual em instituições de ensino superior”, afirma o coordenador do Polo Preuni de Lagarto.
Parcerias
Executadas ao longo do ano, as ações do programa Pré-universitário estendem-se até os dias das provas do Enem, que este ano serão aplicadas nos dias 5 e 6 de novembro, quando os professores e a equipe da coordenação pedagógica realizam um “acolhimento” aos alunos da rede pública estadual e estudantes no programa. Para realização destas ações, o Dase/Seed tem buscado sempre construir parcerias com as prefeituras municipais e com outras instituições de ensino.
O diretor do departamento exemplifica a parceria estabelecida com uma faculdade privada (UniAges) para o fornecimento de lanches e almoço para todos os 1.360 estudantes. Segundo Fábio, o município anfitrião do último Aulão também foi parceiro na realização dessa revisão do Preuni. “Além de nos conceder o espaço de escola municipal, a Prefeitura de Lagarto disponibilizou transporte para trazer estudantes de zonas mais afastadas da sede do município”, ressalta Leite.
Fora as ações do Programa Pré-universitário (Preuni/Seed), a Secretaria de Estado da Educação oferece um suporte especial aos estudantes concluintes do ensino médio, por meio de uma série de ações executadas pelo Serviço de Ensino Médio (Semed/DED/Seed), em todas as escolas públicas estaduais que ofertam esse nível de ensino.
