As aulas nas escolas da rede pública estadual retornam na próxima segunda-feira (4). O recesso escolar, iniciado no dia 19 de junho, estava previsto em lei e segue orientações da Portaria/SEE nº 048/2011, que estabelece as diretrizes para a organização e o funcionamento do ano letivo.
Nas escolas afetadas pela greve dos professores, os dias parados serão compensados com aulas aos sábados e o final do ano letivo deverá se estender até janeiro de 2012. “Já as escolas que não paralisaram seguem seu calendário normal e devem concluir as atividades até dezembro”, estima Ângela Costa, superintendente de Gestão da Rede Estadual de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE).
Enem
Com a retomada do ano letivo, também será realizado um trabalho específico nas escolas de nível médio para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Em cada escola estadual será indicado um professor que atue numa das 4 áreas do exame. Este professor participará das atividades de capacitação e voltará para a escola para socializar as experiências. Este trabalho já começa agora em julho e segue até agosto”, enfatizou a superintendente de Políticas Educacionais da SEE, Valéria Barros.
O Enem será a única forma de acesso à Universidade Federal de Alagoas (Ufal) a partir deste ano. A prova possui quatro áreas: linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias. As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro, em todo o país.