Medida tomada por conta do risco de desabamento do telhado
As aulas na Escola Estadual Professor Ernani Méro, em Penedo, foram suspensas nesta segunda, 07, e terça, 08 de novembro, por conta das fortes chuvas que castigaram a cidade ribeirinha na última semana. De acordo com a direção da unidade de ensino, a medida atende uma recomendação do Ministério Público que visa à proteção dos alunos que frequentam o local e quase foram vítimas de uma tragédia registrada em treze de outubro do ano passado com o desabamento do telhado sobre uma sala onde estudavam crianças com idade entre 7 e 8 anos.
De acordo com o professor e diretor Gilberto Gonçalves, as aulas foram retomadas na manhã desta quarta-feira, 09 de novembro, no entanto, toda a equipe da escola está atenta à previsão do tempo. Ainda segundo ele, caso a meteorologia aponte que voltará a chover na região do Baixo São Francisco, as aulas serão novamente suspensas até o dia que o sol voltar a brilhar na esquecida e abandonada cidade de Penedo.
Ainda segundo as declarações do diretor Gilberto Gonçalves, que concedeu entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) na manhã desta quarta-feira, 09, a informação que chegou na unidade de ensino é que a parte burocrática necessária para a autorização do início da reforma da escola já foi cumprida, no entanto, até o momento, o Governo do Estado não autorizou o início da obra no local que põe em risco a vida dos milhares de estudantes que frequentam a escola todos os dias.
“Nós estamos trabalhando agora com a previsão do tempo. Nós temos um laudo do Ministério Público que nos orienta a suspender as aulas se chover forte para evitar constrangimento com a queda do telhado, já que a escola está no programa para ser reformada, mas ninguém sabe a data. Então como nós já sentimos na pele o telhado de uma classe cair, resolvemos atender a recomendação do Ministério Público e suspender as aulas na escola”, declarou o diretor.
Após o telhado desabar e virar destaque na mídia alagoana uma equipe de técnicos do Governo do Estado esteve na cidade de Penedo para averiguar a situação da Escola Estadual Professor Ernani Méro. Os trabalhos comprovaram que o acidente foi motivado pela ação de cupins na estrutura de madeira da cobertura e constataram que outra parte do telhado estava comprometida e que precisava ser submetida a reparos, medida que vem sendo aguardada com ansiedade por funcionários, pais, e alunos da unidade de ensino.
