A direção do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) informou que as atividades da instituição em Penedo serão retomadas na próxima terça-feira, 16 de novembro. As aulas para as quatro primeiras turmas dos cursos de Açúcar e Álcool e de Meio Ambiente passarão a ser ministradas no Lar de Nazaré, entidade mantida pela Igreja Católica para abrigar meninas em situação de risco social e que conta com sete salas de aula.
As aulas para cerca de 160 alunos, os primeiros dos cursos tecnológicos em Penedo, estão paralisadas desde 13 de outubro, data do desabamento do telhado de uma sala da Escola Estadual Professor Ernani Méro, acidente que só não resultou numa tragédia porque ocorreu durante o recreio. Apesar de liberada para voltar a funcionar normalmente, amparada em laudo técnico emitido pela Secretaria Estadual de Educação, a direção do Ifal Penedo, apoiada pela reitoria da instituição, avalia que o prédio ainda apresenta problemas em sua infraestrutura e decidiu retirar alunos, professores e funcionários da unidade de ensino também conhecida na cidade como Escola Experimental.
A mesma decisão foi tomada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e o Sindicato do Comércio Varejista de Penedo (Sindilojas). As entidades avaliam que há risco de novos acidentes e também não utiliza mais o Ernani Méro para o funcionamento dos cursos de Vendedor e Auxiliar Administrativo. Ofertados por meio do PSG (Programa Senac de Gratuidade), qualificações para 60 jovens levadas para o CAIC Professora Ruth Mendonça. Em relação ao Ifal Penedo, a previsão inicial seria transferir o funcionamento para a sede da FRM, mas problemas burocráticos impediram a mudança.
A direção do Ifal Penedo informa os telefones para contato: 8819-6929 (Professora Eronilma) e 8819-7205 (Professora Alciene).