×

Penedo

Aulas do Ifal Penedo são reiniciadas no Lar de Nazaré

Após queda de telhado de sala da Escola Estadual Ernani Méro, aulas do Ifal Penedo mudaram para o Lar de Nazaré

Passado quase um mês sem aulas, os estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) em Penedo finalmente retomaram o andamento dos cursos tecnológicos de Açúcar e Álcool e de Meio Ambiente. As atividades foram reiniciadas no Lar de Nazaré, um internato para meninas que alugou cinco salas para atender as necessidades do Ifal na cidade histórica.

O retorno do ano letivo iniciado em 1º de setembro foi interrompido no dia 13 de outubro devido à queda do telhado de uma das salas da Escola Estadual Professor Ernani Méro, local onde o Ifal havia se instalado provisoriamente, com previsão de permanência até a conclusão da sede da instituição em Penedo, obra que deve ser concluída em fevereiro de 2011.

O laudo técnico da Secretaria Estadual de Educação que liberou o funcionamento do Ernani Méro não teria sido produzido com o necessário rigor, conforme avaliação da reitoria e da direção do Ifal, motivo que levou a procura de um novo espaço para acomodar os cerca de 160 alunos das quatro turmas. “O Lar de Nazaré era a única instituição em Penedo que tinha salas disponíveis nos dois horários, manhã e tarde”, explicou a diretora do Ifal Penedo, professora Osineide Cavalcante.

Alternativa para não prejudicar o calendário escolar

A alternativa que restou ao Ifal para não prejudicar ainda mais o calendário escolar 2010 surgiu com a impossibilidade burocrática de alugar dependências da Faculdade Raimundo Marinho. A solução levantou o receio de eventuais assaltos entre alunos por conta da localização do internato fundado pelo Padre Aldo Melo Brandão. O Lar de Nazaré está localizado entre as Vilas Primavera, São Francisco e São Vicente, comunidades de baixa renda, com iluminação pública precária, estradas de terra e sem passagem de transporte coletivo.

Para evitar ocorrências desagradáveis, a direção do Ifal Penedo excluiu as últimas aulas dos dois turnos para liberar os estudantes mais cedo e sugere que alunos e professores deixem o Lar de Nazaré em grupo durante a caminhada até o Largo de Fátima, onde há ponto de ônibus. Para chegar até as imediações do Colégio Diocesano de Penedo, é preciso seguir por uma ladeira com terrenos baldios no percurso.

Segundo Osineide Cavalcante, o Ifal está providenciando ventiladores para as salas de aula e um bebedouro coletivo para minimizar a sensação de calor. A previsão é de concluir o primeiro semestre das aulas em meados do próximo ano por conta da paralisação de 35 dias, aulas retomadas com um resumo do que foi aplicado no início do calendário escolar e reposição de toda a carga horária, inclusive com aulas aos sábados.