×

Sergipe

Aulas do Centro de Educação de Carmópolis devem iniciar no 2° semestre

Nova escola, que receberá o nome de Marcelo Déda, oferecerá cursos de curta duração

O diretor do Departamento de Educação (DED), professor Manuel Prado, representando a secretária de Estado da Educação em exercício, Hortência Araujo, esteve na manhã desta segunda-feira, 9, na cidade de Carmópolis, acompanhando a prefeita do município, Esmeralda Cruz. A gestora pública reuniu prefeitos de cidades do leste sergipano para mostrar as futuras instalações do Centro Estadual de Educação Profissional Governador Marcelo Déda Chagas. Após a entrega do prédio, prevista para este ano, a nova escola irá oferecer cursos de curta duração e, a partir de 2015, funcionará com o ensino médio regular integrado ao curso técnico de Petróleo e Gás.

A prefeita frisou que a construção do centro profissionalizante foi idealizada pelo então governador Marcelo Déda, que dará nome à escola. “Esse centro profissionalizante era uma antiga reivindicação da população do leste sergipano e o governador Marcelo Déda entendeu isso e nos deixou esta grande obra. Vamos poder qualificar nossos jovens oportunizando seu crescimento profissional, pois ao concluírem o curso estarão devidamente preparados para o ingresso no mercado de trabalho. Foi um grande presente que o nosso eterno governador deixou para os sergipanos”, declarou Esmeralda Cruz.

O professor Manuel Prado lembrou que este foi mais um centro de educação profissional que o Governo do Estado entregou à população. “É com muita satisfação que o Governo de Sergipe entrega mais esse centro profissionalizante a fim de qualificar o estudante e promover o desenvolvimento em todas as regiões do estado. A formação técnico-profissionalizante é hoje um dos carros-chefe da política educacional estadual, pois apostamos que podemos qualificar com cursos técnicos e mais o ensino básico abrindo um leque de oportunidades para essa nova geração”, frisou o professor Manuel, que achou oportuna a iniciativa da prefeita Esmeralda em reunir os demais gestores municipais da região leste para apresentar a nova escola.

O prefeito de Rosário do Catete, Laércio Passos, ficou entusiasmado com o prédio e com o curso técnico que será oferecido aos estudantes. “Somos uma região de extração de petróleo e outros minérios. Por isso, a criação desse centro profissionalizante com o curso de Petróleo e Gás só vai trazer mais desenvolvimento e qualificação para a população desta região que poderá estudar, se formar e permanecer aqui. O Governo de Sergipe acertou nesta obra que é muito importante para o progresso dos municípios do leste sergipano”, declarou o prefeito.

Durante o encontro, a professora Rivânia Andrade, diretora do Serviço de Ensino Profissionalizante da Seed (Serpro/Seed), fez uma breve apresentação do novo centro de educação estadual. “Devemos iniciar no segundo semestre deste ano cursos de formação inicial e continuada e no ano de 2015 vamos oferecer o curso médio regular integrado ao curso técnico em Petróleo e Gás, que terá uma carga horária de 3.500h e atenderá alunos que concluírem o ensino fundamental e farão o ensino médio em um turno e o profissional em outro. Teremos turmas à noite para alunos que já concluíram o ensino médio. Inicialmente vamos ofertar 240 vagas”, detalhou Rivânia.