Há cerca de um mês, a hora da saída tem sido diferente na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria da Glória Macedo, no Bairro Industrial. Quando toca o sinal, a animação no pátio da instituição não é para ir pra casa, mas para participar da aula de zumba. O projeto, que acontece quatro vezes por semana, de manhã e à tarde, já conquistou alunos, pais e funcionários da escola que, com muita disposição, se reúnem para praticar este exercício físico embalado por ritmos latinos.
As aulas começaram de forma tímida, apenas em datas comemorativas na escola, como o Dia das Mães e dos professores. A partir disso, diante dos pedidos de alunos e pais pela continuidade, o projeto se tornou permanente. Às terças e quintas-feiras, nos horários de saída (de manhã 11h10 e à tarde 17h10), mais de cinquenta alunos participam das aulas que duram, em média cinquenta minutos. Segundo a diretora da escola, Gleice Mafra, a atividade tem rendido vários frutos positivos.
“Todos queriam aula de zumba, tanto alunos quanto os pais. E já percebemos uma melhora no comportamento, porque combinamos que só vai participar da atividade quem se comportar durante as aulas, então, além de ajudar no desenvolvimento e condicionamento físico e psicológico, pois também melhora a concentração, colhemos os frutos também pedagogicamente”, afirma. “Vemos meninos e meninas que eram muito introvertidos e tímidos e, depois das aulas, estão mais soltos, mais participativos em sala de aula”, completa Gleice.
