Quase 3 mil alunos de 22 escolas públicas do Agreste participaram do “aulão” de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no Clube dos Fumicultores, em Arapiraca. Realizado esta semana, o evento foi organizado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte de Alagoas e pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
“Foram dois dias de ginásio lotado, com muito conteúdo, resolução de questões, dicas e informações, nos dois horários, das 8h às 17h, só parando mesmo para almoçar e lanchar”, afirmou a coordenadora da 5ª CRE, Rubenilda Cavalcante Livino. Segundo ela, 2.762 estudantes que fazem o 3º ano do ensino médio se inscreveram para participar do “aulão” da 5ª CRE, “rumo à universidade”.
Os estudantes tiveram acesso ao conteúdo de todas as disciplinas adotadas no Enem, responderam a questões de exames anteriores, receberam dicas importantes de pelo menos 12 professores de escolas públicas e particulares. “Foi uma verdadeira maratona, mas valeu a pena, a turma está muito confiante na aprovação”, afirmou Givaldo Bezerra, mestre de cerimônia do evento.
Segundo ele, mais de 20 técnicos da 5ª CRE trabalharam diretamente na organização dos “aulões”. “Além da parte teórica, os alunos praticaram ginástica laboral, assistiram algumas apresentações musicais, cantaram, dançaram e se divertiram. Tudo isso é importante para elevar a autoestima dos alunos, integrar as turmas, descontrair e relaxar”, acrescentou Givaldo.
Esforço
Para a secretária estadual da Educação e do Esporte, Josicleide Moura, que visitou o “aulão” da 5ª CRE, essa preparação especial tem ajudado muitos os alunos das escolas públicas e deve refletir positivamente no resultado do Enem 2013 em Alagoas. “Estamos muito otimistas com relação às aprovações e vamos publicar os nomes de todos os aprovados, escola por escola”, prometeu.
A secretária disse ainda, quando falou para os participantes do “aulão”, que acredita muito no potencial deles e que a secretaria não tem medido esforços para prepará-los cada vez melhor para esse exame. “No ano passado demos início a essa preparação, mas este ano nos superamos. Já são mais de 20 mil alunos que participam de aulões”, destacou.
Orientação
Entre as dicas passadas pelos professores, a que mais se repetia era a importância das atualidades. “O aluno que gosta de assistir ao noticiário, lê jornais e se mantém atualizado leva uma vantagem enorme em comparação com aquele que se limita ao estudo regular”, comentou o professor de História João Lopes.
Para o professor Sebastian de La Horra, os “aulões” são importantes como atividade de motivação e assimilação de dicas, mas os alunos precisam estudar em casa, tirar as dúvidas com os professores e formar grupos de estudos com os colegas. “A troca de conhecimentos entre eles ajuda muito também na preparação”, completou.
Confiança
Murilo Souza, 16 anos, aluno da Escola Estadual Senador Rui Palmeira, disse que vê o “aulão” como uma motivação a mais. “Eu vejo essa atividade coletiva como um incentivo, uma forma de motivação. Por isso, sempre que oferecem ‘aulões’ como esse eu participo, para que eu possa me sentir cada vez mais motivado”, afirmou Murilo, que vai disputar uma vaga do curso de Música.
Ricquelle dos Santos, 17 anos, aluna da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição, em Lagoa da Canoa, também elogiou a iniciativa da CRE em promover o ‘aulão’ e disse que está se sentindo mais preparada. “Essa união, esse esforço todo, é uma injeção de ânimo na gente”, disse a aluna, que pretende fazer Medicina. Sua amiga Rute Costa, 17 anos, que vai tentar Medicina Veterinária, tem feito cursinho na escola, além de estudar em casa para fazer um bom exame.
