Cheios de sonhos e de esperança no futuro, milhares de estudantes intensificam a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nestes meses que antecedem a prova, um dos principais meios de acesso para o ingresso ao nível superior. É o caso dos mais de 120 alunos de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Satuba, que participaram do aulão promovido pela 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na Escola Estadual Dr. Sidrônio Augusto de Santa Maria, em Santa Luzia do Norte,
na sexta-feira (7)
Segundo a coordenadora da Unidade Regional de Apoio Pedagógico, Edeilda Severino, a formação faz parte do projeto “Ação do bem, todos pelo Enem”, que inclui aulas de todas as disciplinas que abrangem o exame nacional, além de atividades artísticas e de preparo psicológico para os estudantes da rede pública de todos os oito municípios que abrangem a regional e que estão distribuídos em quatro grandes polos: Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Pilar e Joaquim Gomes.
“Nossa meta é proporcionar o máximo de preparo aos nossos alunos. Através de importantes parcerias, estamos trazendo mais conhecimento e momentos motivacionais”, declarou.
O aulão enfocou as disciplinas de Matemática, Física, Química e Literatura, todas explanadas por professores da rede estadual. Na ocasião, também houve momento lúdico e interativo promovido pela professora de Artes, Vitória Fidelis. “Queremos despertar neles a importância para o preparo emocional, que influencia consideravelmente no nível de aprendizagem”, explicou Vitória.
Em busca dos sonhos
Os estudantes presentes ao evento se mostraram perseverantes e firmes na busca pelo sucesso no Enem. É o caso de Maria do Carmo dos Santos, estudante da Educação para Jovens e Adultos (EJA), na Escola Estadual Cônego Amando de Gusmão, de Coqueiro Seco. Aos 63 anos de idade, a idosa estava na primeira fila do aulão. Ela, que parou os estudos aos 16 anos de idade, para criar seus cinco filhos, agora é incentivada pelos mesmos a voltar à sala de aula.
“Foi o apoio dos meus filhos e as exigências de mercado que me fizeram voltar. Agora, quero ir mais longe. Não vou parar”, afirmou.
Observando o exemplo de dona Maria do Carmo e atentos às orientações dos professores, outros alunos também falaram dos seus planos. Foi o caso de Paulo Vinícius Teixeira da Silva, da Escola Manoel Gentil, de Satuba, e Marta Daniele da Silva, da Escola Sidrônio, que apontaram os benefícios desta aula especial.
“A iniciativa é excelente, os professores são experientes e bem preparados. Estou muito motivado”, destacou Paulo, que pretende cursar Engenharia Química e Nuclear. A troca de experiências foi apontada como destaque positivo por Marta. “Além de novos métodos, podemos conhecer outras pessoas, saber como estão se preparando”, observou.
Expectativa de bons resultados
Comemorando o aumento do número de alunos inscritos nesta edição do Enem, o coordenador da 12ª CRE, Cícero Pinheiro, atribui o resultado ao compromisso das escolas. “Estamos muito satisfeitos com os resultados, pois tivemos um grande engajamento de diretores e professores para que seus alunos participassem do aulão. Acreditamos que esta iniciativa trará bons resultados no dia da prova”, disse o coordenador, que apontou a experiência da diretora da Escola Sidrônio, Darlene Gomes da Silva, a qual acrescentou em mais de 30% o percentual de alunos inscritos.
