O governador Teotonio Vilela Filho e a secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura, vão participar, nesta terça-feira (22), da aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O evento vai reunir 1.500 alunos matriculados no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso.
Este ano, o Pronatec abriu 2.924 vagas, das quais 584 são para área técnica e 2.340 para Formação Inicial e Continuada (FIC). Os cursos são destinados aos alunos matriculados no Ensino Médio, na Rede Pública Estadual, com idade a partir de 14 anos, exceto para os cursos do Eixo Ambiente Saúde e Segurança, cujo público é a partir de 18 anos.
De acordo com a secretária, os cursos foram ofertados de acordo com a demanda do mercado de trabalho visando promover a qualificação dos jovens. “Eles sairão preparados para atender as exigências do mercado de trabalho. Esse Programa tem um efeito importante nas vidas dos jovens que querem ter uma profissão, seu emprego, construir família e viver com dignidade”, ressaltou Josicleide. “Eles concluem o ensino médio e ao mesmo tempo são capacitados profissionalmente”, acrescentou.
Seis instituições de ensino de Maceió e das cidades do interior estão envolvidas na pactuação do Pronatec, ofertando cursos, tais como Operador de Computador, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Biocombustível, Técnico em Açúcar e Álcool, Garçom, Inglês Básico e Intermediário, Espanhol Básico e Intermediário, Auxiliar Administrativo e Soldador, entre outros.
As aulas serão ministradas na Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca; no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira e na Escola Estadual Professora Benedita de Castro, em Maceió; no Centro de Educação Profissional Maria Alice Siqueira, em Coruripe; na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema; e na Escola Estadual de Educação Básica e Profissional José Aprígio Brandão Vilela, em Teotonio Vilela.
