×

Alagoas

Aula inaugural do Pronatec reúne 1,5 mil alunos no Centro de Convenções

Teotonio Vilela e Josicleide Moura durante aula inaugural do Pronatec

Com a presença do governador Teotonio Viela Filho e da secretária da Educação e do Esporte Josicleide Moura, cerca de 1,5 mil alunos participaram da aula inaugural dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nesta terça-feira (22/10), no auditório do Centro de Convenções de Maceió.

Na oportunidade, o governador reafirmou o seu compromisso de trazer para Alagoas o Estaleiro Eisa, que deverá ser implantado no município de Coruripe, criando cerca de 20 mil empregos diretos e 30 mil indiretos. “Na semana que vem estarei em São Paulo para mais uma reunião com o presidente desse empreendimento”, revelou o governador.

Segundo ele, em reuniões anteriores, a preocupação dos empresários à frente do empreendimento era com relação à mão de obra local para trabalhar no estaleiro.

“Eles queriam saber se em Alagoas tem gente capacitada para trabalhar no estaleiro. Eu disse a eles que não iria brigar tanto por esse estaleiro para deixar que os empregos ficassem para trabalhadores de outros Estados. Estamos capacitados nossos jovens para ocupar a maioria dos postos de trabalho no estaleiro Eisa”, afirmou o governador.

De acordo com ele, os cursos do Pronatec vão ajudar também a suprir as vagas que estão surgindo com o crescimento do comércio, do setor de serviços e turismo no Estado. “Só no novo shopping que será inaugurado este ano em Maceió teremos mais 3,5 mil empregos ofertados. Isso sem falar numa empresa que call center que conseguimos atrair para Alagoas e que vai oferecer cinco mil empregos diretos”, acrescentou.

Vilela destacou também um grande empreendimento turístico que também vai oferecer centenas de postos de trabalho. “Teremos na praia de Barreira do Boqueirão, no nosso Litoral Norte, o primeiro hotel seis estelas de toda da América”, destacou o governador.

Crescimento

“A riqueza do Estado está na qualificação do seu povo”, afirmou a secretária Josicleide Moura, ao dar as boas vindas aos estudantes inscritos no Pronatec. Ela agradeceu o apoio do governador à expansão do ensino profissionalizante no Estado e pediu aos alunos que aproveitem essa oportunidade de preparação para o mercado de trabalho.

Segundo a secretária, o Pronatec começou em 2011 em Alagoas com 300 alunos e agora tem quase três mil inscritos em vários cursos técnicos – um crescimento de 1000% em menos de três anos. Ao todo, foram ofertadas 2.924 vagas, das quais 584 são para área técnica e 2.340 para Formação Inicial e Continuada (FIC).

“Nós saímos da fase de demandantes e passamos para a fase de ofertantes. Ou seja, antes a secretaria procurava os parceiros para ministrar os cursos, agora é a própria secretaria que oferece os cursos”, afirmou a secretária. “Os professores são contratados pela secretaria, por tempo determinado, de acordo com a duração do curso”, acrescentou.

Parcerias

Josicleide Moura disse ainda que os cursos foram ofertados de acordo com a vocação econômica de cada região e demanda do mercado de trabalho. “A qualificação que estamos oferecendo vai ajudar também na escolha desses jovens com relação à sua formação profissional, além do acesso rápido no mercado de trabalho”, observou a secretária.

Segundo ela, além dos cursos promovidos pela própria secretaria, outras seis instituições de ensino estão envolvidas na pactuação do Pronatec, ofertando dezenas de cursos. Entre os cursos ofertados estão Operador de Computador, Técnico em Análises Químicas, Técnico em Biocombustível, Técnico em Açúcar e Álcool, Garçom, Inglês Básico e Intermediário, Espanhol Básico e Intermediário, Auxiliar Administrativo e Soldador.

As aulas serão ministradas na Escola Estadual Pedro de França Reis, em Arapiraca; no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Aurélio Buarque de Hollanda Ferreira e na Escola Estadual Professora Benedita de Castro, em Maceió; no Centro de Educação Profissional Maria Alice Siqueira, em Coruripe; na Escola Estadual Professor Mileno Ferreira, em Santana do Ipanema; e na Escola Estadual de Educação Básica e Profissional José Aprígio Brandão Vilela, em Teotônio Vilela.