
A partir do dia 18 de maio, o auditório principal do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso passará a se chamar Virgínio Loureiro. A homenagem se dá de acordo com o decreto nº 5.890 publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (26) pelo governador Teotonio Vilela Filho, atendendo ao pleito da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-AL).
A solenidade para a aposição da placa denominando o auditório Virgínio Loureiro está prevista para as 9h30, no Centro de Convenções, e contará com a presença de autoridades e representantes do trade turístico de Alagoas. O falecimento de Virgínio Loureiro representa um acontecimento “triste e profundamente lamentável” para o secretário-chefe do Gabinete Civil, Álvaro Machado, que foi testemunha de sua dedicação ao Estado de Alagoas.
“O governador Teotonio Vilela o escolheu dentre os três nomes apontados pelo trade local para aquela pasta e, mesmo sem conhecê-lo pessoalmente, foi extremamente recompensado com o profissionalismo, a elevada competência e a dedicação integral de Virgínio”, afirmou o secretário.
No mesmo dia, Virgínio Loureiro será alvo de outras homenagens em Maceió. Os deputados estaduais concederão ao ex-secretário de Estado do Turismo, na Assembleia Legislativa, às 10h, o título de Cidadão Honorário de Maceió (in memorian). Em seguida, às 11h, na sede da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), ocorrerá o descerramento do retrato de Virgínio Loureiro na galeria dos ex-secretários estaduais de Turismo.
Ao ex-secretário, falecido no último dia 1º de abril, é concedido o tributo por sua trajetória como “administrador de empresas, professor e ex-secretário de Turismo do Estado de Alagoas, com uma larga e profícua atuação em importantes órgãos do turismo brasileiro”, alude o decreto.