Falta de médico na maternidade de Penedo faz criança nascer dentro de carro
Uma gestante pariu seu filho dentro de um carro por falta de médico na maternidade de Penedo, unidade de saúde mantida pela Santa Casa de Misericórdia e atualmente administrada pela empresa Pró-Saúde. O relato das horas de agonia foi divulgado durante contato nesta quarta-feira, 18, da autora da denúncia com a Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br).
Segundo a ouvinte que se identificou com o nome Vanira, a peregrinação da gestante começou por volta das 19 horas de sábado, 14, quando a bolsa que envolve o feto estourou. Parentes da mulher em trabalho de parto deixaram o povoado Ipiranga, situado em Igreja Nova, e partiram em direção à Santa Casa de Penedo, onde foram orientados a se deslocar até Arapiraca porque não havia médico na maternidade, ausência que acontece nos finais de semana há meses.
No mesmo carro que deixou a zona rural do município vizinho de Penedo, o grupo seguiu viagem para ter uma segunda decepção. Na maternidade arapiraquense não informada pela ouvinte, os parentes da gestante foram informados que o parto era prematuro e o setor de internação para esse tipo de caso estava lotado. Restava iniciar uma nova jornada, desta vez em direção á capital alagoana.
Ainda segundo Vanira, o parto aconteceu dentro do carro no município de Pilar. Sustentando o recém-nascido em suas mãos, a parente da gestante disse que o atendimento médico ocorreu no Hospital Universitário. A criança nascida de parto normal pesava 2,6 kg e media 48 centímetros. A ouvinte encerrou o relato ressaltando que decidiu divulgá-lo para que situações semelhantes não voltem a se repetir, fazendo um apelo ás autoridades responsáveis.
