Professores foram convidados a ser agentes multiplicadores
A prefeitura de Penedo realizou nesta quarta-feira, 20, na sede do Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Penedo (SIndspem) um Seminário de Prevenção à Violência e Estímulo à Cultura da Paz. O evento teve como público alvo os professores da rede municipal de ensino e contou com a participação do superintendente do Fórum de Penedo, juiz Claudemiro Avelino de Souza, além do delegado Rubem Natário, do presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Messias Lima (PDT) e do prefeito Israel Saldanha (DEM).
De acordo com as informações prestadas pelos organizadores do evento, o seminário objetivou ampliar o conhecimento dos educadores acerca da propagação da cultura de paz. Para a professora Rosilene do Nascimento Barreto, ações como essa são essenciais para que todos possam se engajar no processo de disseminação da cultura da paz nas escolas.
“Todos nós podemos ser um agente multiplicador da paz que é um produto fácil de comercializar, porém meio escasso nos dias atuais,onde a violência mancha de sangue nosso estado e nossa bela cidade de Penedo”, declarou a professora.
Durante a solenidade de abertura o prefeito Israel Saldanha chamou a atenção para a necessidade de todos se unirem em uma única corrente de apoio à cultura da paz. O delegado Rubem Natário, titular da Delegacia Regional de Penedo, lembrou o projeto “Escola Sem Drogas, Escola Feliz”, desenvolvido por policiais civis que atuam no município com a promoção de palestras nas escolas das redes pública e privada.
Combate a Violência
Em entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ), o delegado Rubem Natário informou que o trabalho de prevenção é necessário para coibir o aumento da violência e lembrou que em menos de sete dias, sua equipe conseguiu prender três criminosos acusados de homicídio na Região do Baixo São Francisco e esclarecer crimes que abalaram a população ribeirinha.
“Quando um crime acontece, nós da polícia não esquecemos, pois continuamos a trabalhar no caso e quando as pessoas pensam que tudo está esquecido, apresentamos uma nova história, dessa vez com a prisão e o encaminhamento dos criminosos para as penalidades da lei”, disse o delegado Rubem Natário.
Ainda durante a entrevista, o delegado lembrou de um crime ocorrido no comércio de Penedo a alguns meses, onde a vítima foi morta a facadas e o acusado preso durante a última semana pela equipe de policiais civis da regional. Fato mais recente lembrado também por Dr Rubem foi o de um jovem que assassinou o namorado de sua mãe a tiros no centro de Penedo e teve sua prisão cumprida nesta terça-feira (19).
Enfrentamento às Drogas
Falando sobre o seminário, Rubem Natário citou a importância de todos os professores que estão nas salas de aula se tornarem um agente multiplicador no combate ao mal das drogas que afligem milhares de famílias e impõe o medo e o caos social.
“A escola é fundamental no processo de interação com a família e as instituições no combate às drogas, pois cabe a nós desenvolvermos um trabalho preventivo com o intuito de chegarmos antes dos traficantes”, finalizou Dr Rubem.
