×

Penedo

Áudio: Vice-prefeito concede entrevista e fala sobre o Distrito Industrial de Penedo

Ronaldo Lopes garantiu que Local está definido e em processo de aquisição, de forma amigável entre o Executivo e a Paisa

Na última segunda-feira (21), o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes (PMDB) e o secretário de Industrial e Comércio, Pedro Soares, participaram de uma importante reunião na Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), na capital. Na oportunidade, foi apresentado o projeto de divisão dos lotes empresarias do Distrito Industrial de Penedo. Área em processo de aquisição, entre o Executivo e a Penedo Agro Industrial (Paisa).

“Apresentamos a divisão dos lotes. Todos sabem que existe um entendimento entre o Estado e o município, para que ele invista na infraestrutura do local, também contribuam na atração de empresas para a nossa cidade. Um compromisso firmado a partir da audiência do City-Gate, ocorrida na cidade no mês de maio. Então, o nosso pessoal fez o projeto arquitetônica e foi acatado pelo Estado. Apenas algumas alterações foram solicitadas”, explicou Lopes durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) .

Ainda de acordo com o vice-prefeito, faltam alguns projetos complementares que dependem da Prefeitura, para que então, toda a responsabilidade estruturante passe para o Estado. “Algumas ações dependem do município. Como a questão da área. Existe um entendimento amigável entre a Paisa e a Prefeitura, a respeito do local. A área vai ser no povoado Itaporanga, nas proximidades da entrada de acesso ao distrito do Tabuleiro dos Negros”, esclareceu.

A desapropriação da local está em fase jurídica e terá que ser transformada em área urbana. “A local está sendo adquirido de forma amigável. Porém, teremos que transformar a área de 40 hectares em urbana. Porque uma área agrária não permite divisões em lotes, tamanhos equivalentes a um ou dois hectares, dependendo da demanda. Essas ações jurídicas de desapropriação e transformação, estão sendo feitas pela Procuradoria do Município”, disse o vice-prefeito.

Com a aprovação do projeto pelos técnicos da Seplande, outros terão que ser concluídos. “Agora vamos dar início aos outros projetos, abastecimento de água, fornecimento elétrico e a Algás, deverá executar o seu, para distribuição de gás. Os planos são nossos e a execução fica a cargo do Estado”, afirmou.

Atrativos para oferecer

Penedo possui dois atrativos importantes para indústrias. Para que uma empresa se instale em um Distrito Industrial, requer dias de negociação e atrativos para oferecer. Tais como, incentivos fiscais, doação da área desejada e infraestrutura total. O que segundo o vice-prefeito, a legislação do município de Penedo vai ter que se adequar, passar por uma mini reforma para que isso aconteça.

“Durante o encontro de segunda (21), o secretário Pedro Soares conversou com os técnicos da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), buscando um aperfeiçoamento da legislação de Penedo. Neste encontro, conhecemos a legislação de Murici e São Miguel dos Campos, as duas mais recentes, atualizadas. Algumas ações já existem em Penedo. Mas, ainda é muito pouco para que possamos concorrer em igualdade com as outras cidades alagoanas. Existem indústrias migrando para o Nordeste, principalmente voltadas à construção civil. Várias tradicionais do Sul do País, estão abrindo filiais no Nordeste, então, a disputa é grande. Precisamos concorre em igualdade”, observou.

A região de Penedo é rica em argila de qualidade para o segmento cerâmico e, também, possuí o gás, pronto para ser instalado nas indústrias. “Uma empresa do segmento cerâmico, de Santa Catarina, mostrou interesse em nossa cidade. Os diretores já estiveram aqui para conhecer o local e já assinaram uma carta de intenções. Existem também empresas de pequeno porte. Estamos no caminho certo, acreditamos e apostamos no desenvolvimento da nossa região. É questão de pouco tempo para que o Distrito Industrial de Penedo se torne realidade”, concluiu o vice-prefeito de Penedo, Ronaldo Lopes.