
Vereador Derivan Thomaz
Em entrevista na manhã desta sexta-feira, 03, à Rádio Penedo FM (97,3Mhz e www.penedofm.com.br), o vereador Derivan Thomaz (PMDB) declarou que a prestação de contas da prefeitura de Penedo apresenta “números fantásticos”. O parlamentar acompanhou a audiência pública realizada ontem (quinta, 02) na Câmara, onde o secretário de Gestão Pública e Finanças, Carlos Góis, apresentou relatório resumido e de desempenho das atividades orçamentárias do primeiro quadrimestre de 2011.
Derivan Thomaz reclamou ainda da ausência do envio prévio do referido relatório para a análise dos edis penedenses, que só tomaram conhecimento do conteúdo do documento quando iniciada a audiência. Para o vereador que é membro da bancada de oposição ao prefeito Israel Saldanha (DEM), o relatório foi “magro de informações”, sendo recebido pela Câmara às vésperas da realização da audiência, sem ao menos possibilitar aos vereadores uma análise mais minuciosa das despesas e receitas do município.
Apesar das críticas, Derivan parabenizou a explanação feita pelo secretário municipal, mas afirmou que não havia sequer como discordar do secretário devido a falta de conhecimento prévio do conteúdo do relatório pelos parlamentares. O edil reconheceu que todas as informações repassadas pelo secretário foram minuciosamente estudadas e os números preparados para tentar mostrar uma situação de equilíbrio nas contas do município que anteriormente estava no limite prudencial determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Infelizmente os números fantásticos que o secretário apresentou só chegaram na hora da sessão e, como muitas pessoas foram à Câmara de Vereadores para acompanhar a audiência pública, achamos que seria um desrespeito adiar mais uma vez a data da apresentação, compreendendo na verdade que o desrespeito partiu do próprio governo quando não enviou antecipadamente o relatório para que os vereadores pudessem comprovar a veracidade dos números apresentados”, argumentou Derivan.
A proposta do executivo agora é que o projeto que aumenta o número de cargos comissionados da prefeitura de Penedo possa ser analisado e aprovado pela Câmara de Vereadores. Com a aprovação do projeto diversas Assessorias Especiais (AE) serão criadas com um salário de R$ 2.200,00 (Dois mil e duzentos reais) para cada ocupante. O projeto também sugere a extinção da pasta que gerencia a comunicação do município que ficaria vinculada à Secretaria de Governo.