×

Penedo

Áudio: Vereador Cidoca cobra documentos da prefeitura de Penedo

Vereador Alcides Andrade Neto, o Cidoca, foi entrevistado por Martha Mártyres na Penedo FM (97,3 Mhz)

O vereador Alcides Andrade Neto, o Cidoca (PR), cobra o envio de documentos da prefeitura de Penedo para a Câmara de Vereadores. Durante entrevista ao programa Lance Livre (Rádio Penedo FM/97,3 Mhz), o parlamentar criticou o atraso no repasse de informações detalhadas sobre gastos da administração municipal, apesar do compromisso assinado por membros do primeiro escalão do governo Israel Saldanha (DEM).

O vereador se referia ao encontro realizado em 29 de abril que reuniu parlamentares que integram a Comissão de Finanças (Raimundo Souza e Derivan Thomaz, além do entrevistado), o presidente do Poder Legislativo, Josué Marques, o Bili Marques, o procurador jurídico da Câmara, advogado Everaldo Lopes, os secretários Carlos Góis (Finanças), Luiz Carlos Galindo (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente) e o contador da prefeitura Joaquim Reis.

Prazo estourou em mais de 30 dias

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brConforme consta na ata, o secretário Carlos Góis informou que entregaria a documentação solicitada em quinze dias. Passados mais de 30 dias do prazo declarado, os parlamentares ainda não receberam os comprovantes de despesas e demais documentos necessários para análise das contas da prefeitura. O vereador Alcides Andrade Neto disse durante a entrevista que ainda vai esperar somente até esta semana, mas já avalia a possibilidade de mover ação na justiça para ter acesso à papelada.

“Achamos que há alguma coisa de errada na prefeitura de Penedo”, avalia o parlamentar que também citou a comprovação pelo Ministério Público Estadual do uso irregular de notas fiscais pelo ex-prefeito Alexandre Toledo (PSDB). A utilização de “notas frias” para justificar despesas inexistentes também estaria acontecendo de novo. Durante encontro casual com uma pessoa conhecida, Cidoca ouviu o amigo lhe confessar a emissão de nota no valor de R$ 37 mil para justificar a realização de evento que, de fato, nunca aconteceu.

Serviço de caráter secreto ou reservado

Fernando Vinícius - aquiacontece.com.brIndignado com as suspeitas de irregularidades na gestão Alexandre Toledo/Israel Saldanha, o parlamentar revelou que o orçamento 2009 da prefeitura de Penedo inaugurou uma nova rubrica: serviço de caráter secreto ou reservado, com valor de R$ 2.222,72. “Esta rubrica foi criada em 2009”, afirmou o vereador, ressaltando que não houve a publicidade devida para a inclusão do investimento que não sabe a que se destina.

Cidoca acrescentou que tem encaminhado pedidos de providências ao Ministério Público Estadual e criticou o diretor da Câmara de Vereadores, Raul Rodrigues, apontado pelo parlamentar como responsável por não ter encaminhado cópia da ata da reunião entre a Comissão de Finanças e representantes da prefeitura para os setores da administração municipal.

A prefeitura alega que não repassou a documentação porque não recebeu cópias do documento que em seu original apresenta a assinatura de quase todas as pessoas citados na ata, o que comprova o reconhecimento do teor do documento.