As declarações do diretor-presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Penedo, Manoel Eustáquio Toledo, à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br ) repercutiram na Câmara de Vereadores. Citado pelo diretor como autor declaração, feita em plenário, sobre contaminação da água distribuída pela autarquia municipal, o parlamentar Josué Marques da Silva, o Bili Marques (PMDB), rebateu a acusação com veemência.
Com seu estilo eloquente, o político que já acumula cinco mandatos consecutivos no parlamento penedense, falou no plenário sobre o assunto nesta quinta-feira, 11 (confira áudio na íntegra em link desta notícia). “Tenho obrigação moral de retratar esses fatos” comentou Bili Marques, referindo-se ainda ao documento entregue pelo SAAE na Câmara de Vereadores, lido durante a abertura da sessão ordinária .
“Quando a gente faz uma indicação ou pedido de providência, o faz com responsabilidade, não com irresponsabilidade”, frisou o parlamentar, ressaltando a estima que tem por Manoel Toledo, mas que acha ser recíproca. “O que a gente queria era tirar dúvidas, eu quero que me mostrem que eu disse que a água está contaminada. Eu não disse isso, ele não queira colocar palavras na minha boca porque isso não é verdade”, afirmou Bili Marques, informando ainda que o vereador Raimundo Sousa fez indicação para que fosse realizada análise da qualidade da água distribuída no SAAE.
“Será que deu a louca no show dessa administração?”, ironizou Bili Marques, acrescentando comentários sobre a forma como o diretor do SAAE conduziu o tema que resultou na polêmica. Bili Marques disse que comentou na Câmara a possibilidade da presença de microorganismos na água, em quantidade acima de níveis anteriores, contaminação dita por alunos da unidade Ufal Penedo.
Por conta dessa conversa, ele chegou a manter contato com dois professores do curso de Engenharia de Pesca (Petrônio e Taciana), contato que precisou revelar em função da repercussão do assunto na mídia e na comunidade penedense. Bili Marques disse ainda que a professora Taciana realiza pesquisa sobre o assunto, estudo que ainda não foi concluído.
“Agora o vereador tem que colocar uma mordaça, não pode perguntar mais ao diretor do SAAE como é que está a qualidade de nossa água!”, reclamou o parlamentar. “Se ele quer me prejudicar politicamente, eu tenho que responder!”, justificou Marques, sugerindo irregularidades na gestão do diretor que teria carros de parentes locados na autarquia.