Complexo possui capacidade de atendimento para cerca de 600 alunos em três turnos
Penedo começa emergir, despontar para uma cidade educacional, podendo vir a ser referência no Baixo São Francisco alagoano e sergipano. A Ufal na cidade passou a ser campus, com a oferta de três novos cursos (Ciências da Computação, Alimentos e Engenharia de Produção, somados a Turismo e Engenharia de Pesca). O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) oferta dois cursos técnicos e, ainda, capacita pelo Pronatec. E a partir desta segunda-feira (17), moradores do município e região, ganharam a Unidade Integrada Sesi-Senai Penedo Industrial Carlos Lyra Neto.
O centro educacional, um dos mais modernos do interior alagoano, já em operação com três cursos (Operador de Computador, Eletricista Instalador Predial e Assistente de Planejamento e Controle da Produção), fica localizado na Avenida Wanderley, bairro de Santa Luzia e vai ofertar capacitação profissional nas modalidades:
– Aprendizagem industrial (até um ano) para atender às indústrias no cumprimento de suas cotas para contratação de jovens aprendizes de 14 a 24 anos;
– Qualificação profissional (com duração de até 02 meses) para formação de jovens e adultos;
– Cursos de habilitação técnica (nível médio) (com duração de 01 ano e meio, ou até 1300 horas/aulas) nas áreas de Edificações, Segurança do Trabalho, Administração, Logística, Informática e Eletromecânica. Esses para o módulo Senai.
“A nossa prioridade são os cursos gratuitos para tender toda a comunidade, tanto pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), quanto por meio do Programa de Gratuidade Regimental, esse da própria instituição. Também podem acontecer demandas dos empresários da região, que desejam um curso específico, buscando capacitar seus funcionários. Neste quesito também atendemos. E ainda, trabalhamos com consultoria técnica, buscando soluções de crescimento para indústrias e também, processo de inovação e modernização”, explicou às áreas de atuação o diretor da unidade Penedo, Roland Gonçalves.
Já com relação ao módulo Sesi, a escola com curso técnico e ensino médio, está prevista para só atuar em 2016. O motivo seria o curto espaço de tempo para contratar profissionais de diversas áreas.
“Para iniciar estes três primeiros cursos foram empregados professores de outras unidades. Aqui vamos capacitar os jovens de toda a região. Este investimento alto não foi para virar um elefante branco. O nosso principal objetivo, é que toda a estrutura seja voltada para atender a comunidade. Vamos buscar nos integrar, fazer parte do dia a dia da cidade”, garantiu Gonçalves.
Os três cursos em andamento são: Operador de Computador, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão e Assistente de Planejamento e Controle da Produção. Ambos pelo Pronatec de curta duração e a demanda veio pela Prefeitura, que se encarregada de divulgar os cursos e receber as inscrições. Com relação aos cursos técnicos gratuitos com duração de 01 ano e meio, ou até 1300 horas/aulas, a demanda vai acontecer pela própria instituição.
Para 2015, estão em análise no Ministério da Educação (MEC), para posterior aprovação os cursos técnicos de longa duração: Logística, Segurança do Trabalho, Administração, Eletromecânica e Edificações.
Estrutura física do bloco Sesi
Sala de aula: 10; laboratório de informática: 02; laboratório de química: 01; sala de xerox (reprografia): 01; recepção: 01; secretaria: 02; sala de reunião: 01; diretoria: 01; sala dos professores: 01; supervisor: 01; coordenação educacional: 01; sala de arquivo: 01 + sala de livros: 01 e banheiro: 04.
Estrutura física do bloco Senai
Biblioteca (nit) núcleo de informação tecnológica: 01; almoxarifado: 01; lavatório de logística: 01; lab. segurança: 01; lab. biologia: 01; mecânica de automóveis: 01; mecânica de manutenção: 01; solda/caldeiraria: 01; mecânica: 01; construção civil: 01; bloco de apoio; refeitório: 01; vestiário: 02; depósito: 01; cozinha: 01; refeitório funcionário: 01; área de serviço: 01; depósito de materiais de limpeza: 01; banheiro: 02; ginásio: 01; vestiário: 02; sala de equipamentos: 01; sala dos professores: 01 e manutenção: 01. A praça de alimentação, mediante concorrência licitatória ficou a empresária Rosana Brandão.
O nome
A Unidade Integrada Sesi-Senai Penedo Industrial Carlos Lyra Neto será inaugurada oficialmente no dia 28 de novembro, porém já se encontra em funcionamento. O complexo foi batizada com o nome do fundador do Grupo Carlos Lyra, proprietário de quatro indústrias sucroalcooleiras, sendo uma no povoado Perucaba, distrito de Igreja Nova, com o nome de Usina Caeté S/A – Unidade Marituba.
Quem deseja buscar outras informações, basta ir até o centro que fica localizada na Avenida Wanderley, bairro de Santa Luzia, ou entrar em contato pelo número: (82) 3551-2208.
