Um sobrado antigo, com três pavimentos e sem uso há mais de uma década, passa a funcionar em Penedo como ponto de referência para ações do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e centro de extensão cultural para a Universidade Federal de Alagoas. Os investimentos do governo federal no imóvel conhecido como “Sobrado dos Lessa” foram inaugurados nesta sexta-feira, 08.
Recuperado com recursos do Iphan (R$ 309 mil), o sobrado doado pela prefeitura recebeu ainda R$ 36 mil da Ufal para execução de serviços complementares. Além da verba, a universidade também elaborou o projeto de restauração do sobrado, trabalho produzido por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, sob orientação das professoras Josemary Ferrare e Vanine Borges. Já os serviços foram executados pela empresa Aliança Construções.
Interior do sobrado ganhou inovações
Preservado em suas características originais, típicas das construções erguidas entre o final do século 18 e o início do século 19, o sobrado ganhou inovações em seu interior. Logo na recepção, computadores destacam-se em meio ao mobiliário, espaço decorado com gravuras de pontos turísticos de Penedo. Ainda no térreo há um mini-auditório, ambiente que ainda será climatizado e onde foram expostas fotografias com cenários do rio São Francisco.
Em atendimento à obrigatoriedade de possibilitar acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, rampas para cadeirantes foram construídas, entrada aberta a partir da Rua Dom Jonas Batinga, situada por trás do sobrado. Falta ainda a instalação do elevador, equipamento que não foi colocado porque uma das três empresas participantes da licitação está questionando o resultado do processo, segundo a reitora da Ufal Ana Dayse Dórea.
Vista privilegiada para o centro histórico e o rio São Francisco
Enquanto esse entrave burocrático não é solucionado, o acesso aos dois pavimentos superiores fica restrito aos lances de escadas. No primeiro andar, destaque para o espaço onde serão realizadas pesquisas de geoprocessamento, com nove computadores instalados, ambiente com vista privilegiada para o centro histórico da cidade e o rio São Francisco. Também chama atenção a revelação de partes da estrutura do imóvel, expostas em paredes de salas vizinhas.
Um espaço para reuniões e mais ambientes para estudos integram o segundo pavimento do sobrado que também servirá como ponto de apoio para o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco (CBHSF), Câmara Setorial do mesmo comitê para a região do Baixo São Francisco, sub-sede da Agência de Bacia do “Velho Chico” e ainda para o Núcleo de Educação Ambiental e de Patrimônio.
A solenidade de inauguração do ‘novo’ sobrado foi prestigiada por representantes do governo federal, estadual, municipal, entidades ambientalistas, populares, membros da família que tem as iniciais gravadas na fachada principal do imóvel, estudantes universitários, além da cobertura da imprensa.