×

Penedo

Áudio: Transporte coletivo em Penedo é alvo de denúncias, segundo vereador

Ônibus que fazem transporte coletivo estão alugados a motoristas e cobradores, segundo denúncias levadas à Câmara de Vereadores

O presidente da Câmara de Vereadores de Penedo, Manoel Messias Lima (Messias da Filó), declarou durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br) que os proprietários de ônibus que fazem o transporte coletivo na cidade estão alugando os veículos para motoristas e cobradores, conforme denúncias encaminhadas ao parlamento.

Por conta da suposta irregularidade, passageiros isentos do pagamento da passagem – idosos e crianças, por exemplos – estariam sendo ignorados nas paradas dos coletivos por conta da necessidade de motoristas e cobradores de mais lucro para arcar com o alegado acordo. As denúncias foram apresentadas em plenário durante a sessão ordinária realizada na quinta-feira, 18, segundo informou o presidente da Câmara.

A denúncia é agravada por reclamações de usuários que afirmam estar recebendo cobranças por parte de cobradores em relação às crianças que não pagavam passagem e idosos deixados nos pontos. Messias da Filó disse que manteve contato com proprietários de ônibus e chegou a percorrer durante dois dias o trajeto dos ônibus em um táxi para observar o comportamento dos motoristas.

Quase totalidade da frota alugada

“A conclusão que chegamos é que a quase totalidade da frota de ônibus de Penedo está alugada, locada ou qualquer coisa similar aos motoristas e cobradores de ônibus”, declarou o presidente de Câmara. O parlamentar disse ter apurado ainda que o valor do aluguel do veículo é de R$ 3 mil, com custos de manutenção para os que locatários. “Então é lógico que eles querem faturar, quem vai na frente vai imprensando quem vem atrás para carregar mais gente”, acrescentou Manoel Messias sobre a disputa por passageiros nas ruas de Penedo.

Após a denúncia em plenário, o parlamentar disse que foi procurado por donos de veículos que tem a concessão de linhas urbanas, alguns deles confessando inclusive a irregularidade porque não estariam mais suportando as despesas com pessoal.

“Isso é uma concessão ou permissão pública e não pode ser locado de maneira nenhuma”, alertou o presidente da Câmara que acredita que a Coordenação Municipal de Trânsito tem conhecimento da situação que deverá ser encaminhada à justiça ou ao Ministério Público,caso a prefeitura não tome providências, conforme advertiu Manoel Messias.

A reportagem do aquiacontece.com.br procurou o prefeito Israel Saldanha e ele declarou que não há nenhuma denúncia oficialmente encaminhada ao setor responsável pelo trânsito no município. “É preciso que se comprove que existe essa relação entre motoristas, cobradores e proprietários. O que o departamento pode fazer, e tem feito, é aplicar as penalidades em relação ao cumprimento de horários e de rotas pelos ônibus e ainda se estão deixando as pessoas nos pontos”, afirmou o prefeito.