×

Negócios/Economia

Áudio: Teotônio diz que CERAQUA será pólo de tecnologia para o nordeste

Governador promove desova de espécie criada em cativeiro

O governo do Estado e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) inauguram nesta terça-feira (16), em Porto Real do Colégio, a partir das 10h, o Centro de Referência em Aquicultura e Recursos Pesqueiros do São Francisco (Ceraqua/SF).
O Ceraqua é considerado um dos mais modernos centros tecnológicos e científicos em aquicultura e recursos pesqueiros do Brasil. Lá foram investidos cerca de R$ 8,5 milhões do governo federal.

Entre os órgãos que farão a gestão do Ceraqua, está a Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), que será a interlocutora das ações do governo do Estado. As outras instituições responsáveis pela gestão do centro são a Codevasf, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

“Esse será o primeiro centro de pesquisa com uma gestão compartilhada. Com isso, poderemos otimizar recursos financeiros, humanos e a superposição de ações”, lembra o coordenador do Projeto de Implantação do Ceraqua, Eduardo Jorge Motta.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, os projetos do centro serão fundamentais para efetivar o potencial de Alagoas para a piscicultura. “São 240 quilômetros do Rio São Francisco, mais de 230 quilômetros de litoral, a represa de Xingó, as lagoas naturais e as barragens que potencializam a atividade no Estado”, argumenta o secretário.

O Governador Teotônio Vilela Filho afirmou que certamente o CERAQUA será um pólo de difusão de tecnologia para todo o nordeste brasileiro. “O Rio São Francisco sofreu e sofre atualmente porque as enchentes fertilizavam as margens, e atualmente as represas prejudicaram não somente isso como também a pesca, onde algumas espécies ficaram quase que extintas na região do Baixo São Francisco”, disse o governador.

Teotônio também falou sobre o atendimento à demanda que será gerada com a produção do CERAQUA, afirmando que certamente haverá agora um estudo maior para a viabilidade econômica que atenda a todos os produtores e pescadores. Esse pólo atenderá e promoverá o desenvolvimento dos projetos em execução não só na região do Baixo São Francisco, mas, em todo o nordeste haverá um maior acompanhamento dos projetos por parte dos técnicos do CERAQUA.