×

Sergipe

Áudio: SSP-SE apresenta quadrilha roubava veículos e raptava vitimas em Aracaju

Quadrilha roubava veículos e raptava vitimas em Aracaju

Pelo menos dois carros e uma caminhonete foram tomados de assalto recentemente pela quadriha presa pela Polícia Civil nesta quarta-feira, dia 30. Ao todo, seis homens foram detidos em Aracaju, Barra dos Coqueiros e Nossa Senhora do Socorro. Eles agiam armados e além de levar os veículos das vítimas, eles as raptavam até conseguir dinheiro ou bens de valor.

Os acusados são os desempregados Deyvison Robson Santos Silva, conhecido como 'Pato', 21 anos, e Moisés de Melo Rodrigues, 22, e o pedreiro Nilton Cezar Alves Souza, identificados pelos colegas como 'Careca', 26, todos presos no conjunto Augusto Franco, bairro Farolândia, Aracaju. Os outros três, presos na Barra dos Coqueiros, são os vendedores de veículos usados Everaldo Santos, o 'Caveirinha', 37, e Lucas Artur Alves, 21, e o pintor industrial Alexandre Egídio, 36, que era procurado pelo cometimento de dois homicídios.

“A partir da identificação dos bandidos, e de um acompanhamento criterioso deles, foi possível descobrir a participação da quadrilha nos três crimes e ainda recuperar objetos roubados. Parte do grupo atua na revenda de veículos, mas todos tem envolvimento com tráfico de drogas, atividade comprovada inclusive com filmagens feitas durante as investigações. É possível que ocorram outras prisões”, explicou o coordenador da Divisão Contra Roubos e Furtos de Veículos (DRFV), delegado Marcelo Cardoso, que presidiu as investigações.

A DRFV teve apoio das equipes da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) e de agentes, escrivães e delegados do Departamento de Narcóticos (Denarc) e da 1ª, 2ª, 4ª, 6ª, 11ª e 12ª Delegacias Metropolitanas.

Já as operações de cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão contaram ainda com apoio do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. “As ordens de prisão e de busca e apreensão foram concedidas pela 9ª Vara Criminal de Aracaju. Não foram localizadas armas de fogo com os acusados, mas encontramos cerca de 250 gramas de maconha e algo em torno de 25 gramas de cocaína com dois dos presos, além dos produtos roubados, como uma motocicleta [Honda CB300R]”, explicou o tenente Clarkson Brito, subcomandante do COE.

Casos

As investigações tiveram início há quase dois meses, quando um casal foi foi rendido por dois homens armados em frente a sua residência, no bairro Inácio Barbosa, na capital, na noite do dia 7 de fevereiro. Os infratores obrigaram o marido e a mulher a entrar na caminhonete da família (uma Toyota Hilux) e seguir para Nossa Senhora do Socorro, onde foram abandonados às margens da BR-101. Os criminosos levaram o automovel e também relógios e telefones celulares das vítimas.

No entanto, outros crimes que se seguiram chamaram a atenção de agentes da unidade, pelo modo de ação semelhante ao primeiro. Exemplo disso foi o assalto a um homem na Orla de Atalaia, na madrugada do dia 11 de fevereiro. O rapaz também foi abordado por dois assaltantes quando entrava em seu veículo (um GM Corsa), e obrigado a sacar dinheiro em caixas eletrônicos da cidade, sem sucesso, pois as máquinas estavam desativadas. Numa das tentativas, o raptado foi resgatado por um amigo que, percebendo o assalto, seguiu e vítima e os assaltantes e aproveitou uma distração dos bandidos. O carro foi levado, mas abandonado às margens de um mangue, no bairro Barbosa.

Nos dois casos, as vítimas relataram ter percebido que havia um outro veículo acompanhando os assaltantes. Mesmo relato de outro casal, assaltado na noite do dia 14 de fevereiro, na porta de casa, no conjunto Beira Rio, também no bairro Inácio Barbosa. Desta vez, os infratores também invadiram a residência e de lá levaram eletrodomésticos e relógios.