Inauguração do CEU no Sobrado dos Lessa acontece nesta sexta, 10
Um sobrado situado nas imediações da catedral de Penedo passa a funcionar como Centro de Cultura e Extensão Universitária (CEU) da unidade local da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e também como base para o Centro Integrado de Referência em Revitalização na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CenIR-Baixo), ponto de apoio para as ações desenvolvidas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). A inauguração do CEU/CenIR está agendada para as 10 horas desta sexta-feira, 10 de dezembro.
O imóvel com dois andares, conhecido como “Sobrado dos Lessa”, apresenta características arquitetônicas típicas da transição entre os séculos 18 e 19. Comprado em 1924 pela família Lessa à família Leahy, ambas de tradição na cidade, o imóvel foi negociado com a prefeitura durante a gestão do então prefeito Március Beltrão e doado, a título de contrapartida por parte da municipalidade, ao governo federal.
Parceria Iphan/Ufal recuperou imóvel
O imóvel foi recuperado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com a participação de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufal que cursavam, em 2008, a disciplina Práticas de Restauração, ministrada pela professora Josemary Ferrare. A recuperação do imóvel situado no centro histórico de Penedo custou R$ 330 mil, recursos do Iphan, além de mais R$ 86 mil destinados pela Ufal para serviços complementares.

Planejado para atender a comunidade acadêmica e funcionar como base para as atividades do programa de revitalização do “Rio da Integração Nacional”, o belo sobrado também abrigará o escritório central do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF). Além disso, foram instalados um auditório com capacidade para 70 pessoas, espaços para realização de cursos e oficinas, recepção, setor exclusivo para o pessoal da vigilância, cantina, área de convivência e banheiros nos dois pavimentos, todos equipados para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.
Elevador ainda não foi instalado
Apesar do planejamento voltado para permitir o acesso de cadeirantes, o elevador necessário para o transporte dos deficientes ainda não foi instalado, o que dificultará o acesso ao segundo andar, ambiente onde funcionarão uma sala de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto, sala para professores e depósito.
Maciel Oliveira, coordenador de Meio Ambiente da prefeitura de Penedo e secretário executivo do CBHSF, destacou durante entrevista à Rádio Penedo FM (97,3 Mhz) que a gestão do CEU e do CenIR será partilhada entre as entidades parcerias do projeto. Ele também enalteceu a proximidade pretendida pelo CBHSF e a Câmara Consultiva do Baixo São Francisco com a população ribeirinha, graças à abertura de espaços no sobrado para as entidades diretamente envolvidas no polêmico processo de recuperação do “Velho Chico”.
“O comitê está agora, de fato, na beira do rio, junto com o povo e essa é a intenção, levar o Comitê até o povo, o que o Comitê faz e o que pode fazer”, justificou Maciel Oliveira, citando que o CBHSF dispõe, pela primeira vez, de orçamento para implantar ações, dentre elas, um plano de comunicação.
